CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO
Inovação

Mercedes-Benz inaugura primeira fábrica de ônibus 4.0 do Brasil

Novas tecnologias e novos processos garantem maior eficiência na produção e melhor ergonomia para os colaboradores em uma linha de montagem pronta para o futuro

Daniel Jacques 

No dia em que celebrou 64 anos de presença no mercado brasileiro - 28 de setembro - a Mercedes-Benz inaugurou, em São Bernardo do Campo (SP) sua nova fábrica de chassis de ônibus 4.0. Fruto de um investimento de mais de R$ 100 milhões (que estão dentro dos R$ 2,4 bilhões anunciados pela marca para o período entre 2018 e 2022), a nova linha de produção de chassis de ônibus é a mais moderna e conectada do Grupo Daimler no mundo.

A montadora alemã não busca, com a mudança, aumentar sua capacidade produtiva, mas produzir com maior eficiência, com novos processos e tecnologias de ponta, além de estar pronta para os veículos do futuro. A partir de agora as mais de 2.000 variantes de chassis de ônibus que a marca produz - desde os micro-ônibus LO aos O-500 articulados e superarticulados, passando pelos modelos OF, LO, OH e os da linha O 500 de urbanos e rodoviários - passam a ser montados na mesma linha.

Mudança total sem interromper a produção

Apesar das grandes mudanças e inovações trazidas pela nova linha de montagem, graças a tecnologias 3D foi possível projetar todo o sistema que seria implementado e executá-lo sem interromper a produção. "Ou seja, trocamos o pneu com o ônibus andando, não deixando de atender os pedidos dos nossos clientes do Brasil e dos mercados de exportação", diz Sérgio Magalhães, diretor geral Ônibus América Latina. 

Tecnologia para aumentar a eficiência 

Com a nova linha de montagem, a tecnologia digital, conectividade, dados na nuvem e Internet das Coisas, elementos da Indústria 4.0, também passam a ser realidade na nova linha de chassis de ônibus. Com isso, a produção se tornou 12% mais eficiente que a configuração anterior, e ganhando agilidade também nas entregas.

Além disso, alcança 20% de ganho de eficiência logística, devido à redução de armazéns de peças de 8 para 2, ao aumento do percentual de entrega de peças diretas na linha de 20% para 45% e à redução do armazenamento de componentes de 7 para no máximo 5 dias. 

Novos recursos para garantir a máxima qualidade 

A nova fábrica de chassis de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil conta com um grande e moderno universo de equipamentos, ferramentas e tecnologias de última geração, totalmente conectados. Entre os avançados recursos se destaca o Bus Data Center, plataforma online que permite acompanhar 100% das operações de ônibus, desde o planejamento até a qualidade feita no encarroçador, por qualquer plataforma (celular, notebook ou tablete). Essa ferramenta tem interface com diversas áreas de São Bernardo do Campo e, no futuro, com outras fábricas da Daimler.

Além disso, na nova linha de ônibus, há avançadas tecnologias, como AGV (Automatic Guided Vehicle ou Veículo Guiado Automaticamente), EOM (Electrical Overhead Monorail, sistema de transporte aéreo), elevadores automáticos, célula robotizada, apertadeiras eletrônicas, chamadas de peças por wi-fi e monitores touch screen de tela ampla.

Ergonomia e melhor aproveitamento de espaço 

Sérgio Magalhães destaca que a nova linha de chassis de ônibus assegura mais qualidade de vida, ergonomia, segurança e inclusão para os colaboradores. "Esse é um dos benefícios mais importantes da evolução 4.0 nas nossas áreas de produção. O colaborador ganha um ambiente de trabalho que favorece a produtividade, com novas ferramentas inovadoras que agregam valor ao seu crescimento profissional.".

Além disso, a nova linha se destaca também pela inteligência em aproveitamento de espaço. O conceito "One roof assembly" e o formato em "Y" da linha de produção permitem que sejam inseridos diversos modelos de chassis de ônibus simultaneamente na montagem, ganhando-se em flexibilidade para atender às demandas dos clientes. Já o conceito "Fishbone" resulta em estoque e supermercado de peças, pré-montagem e montagem final totalmente integrados, otimizando e agilizando o processo de produção dos veículos.

Mais estradas a percorrer 

A nova linha de montagem segue o caminho da inovação que a Mercedes-Benz do Brasil vem trilhando nos últimos anos rumo a uma indústria 100% 4.0. Esse processo teve início com a Linha de Caminhões 4.0 em 2018, seguida pela Linha de Cabinas em 2019, chegando agora à Linha de Ônibus. O próximo passo é tornar as linhas de agregados, como motores, câmbios e eixos, também 4.0, trazendo mais ganhos de eficiência e produtividade para a Empresa, acelerando o atendimento aos clientes da marca.

"A inauguração da Nova Fábrica 4.0 de Chassis de Ônibus coloca nossa planta brasileira num patamar ainda mais elevado de tecnologia, eficiência, produtividade e melhor ambiente de trabalho. Essa conquista reafirma a importância estratégica da Mercedes-Benz no Brasil como o maior mercado de ônibus para o Grupo Daimler no mundo", diz Till Oberwörder, chefe mundial da Daimler Buses.

Atualmente, a marca já tem diferenciais para reforçam sua destacada liderança de vendas de ônibus no Brasil "Considerando o segmento de ônibus como um todo, somos líderes com mais de 51% de participação de mercado no segmento acima de 8 toneladas de PBT. Também estamos à frente no segmento de ônibus urbano (75%), rodoviário (58%) e de fretamento (56%)", conclui Roberto Leoncini.

"Mesmo num momento desafiador de recuperação da economia, especialmente nesse segmento, estamos entregando a fábrica de ônibus mais tecnológica do País. Não deixamos de acreditar no Brasil, pensando também nos nossos colaboradores, clientes e na sociedade como um todo.", ressalta Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

(51) 3722-4368 | (51) 9-9945-8687 | CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL