CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO
Carlos Dreyer

Cachoeira S/A

Alta genética aqui

Está no Capané, interior de Cachoeira do Sul, uma das maiores centrais de coleta e processamento de sêmen bovino do Rio Grande do Sul. "Estamos entre a segunda e a terceira posição entre as quatro centrais de estado em volume de touros e doses congeladas", diz Dimas Rocha, da Crio Central de Genética Bovina. A empresa vem dobrando a produção desde 2016 e deve chegar neste ano a 500 mil doses. Apenas 5% ficam no Estado, indo principalmente para São Paulo, Minas Gerais e até para o Paraguai. Metade é de animais da raça Angus. A central é um empreendimento da Fazenda São João e conta com suporte técnico e comercial da Assessoria Agropecuária FF Velloso & Dimas Rocha.

O veterinário cachoeirense Dimas (foto) tem mestrado e doutorado em reprodução animal pela UFRGS, trabalhou alguns anos no desenvolvimento da raça Angus e encontrou na propriedade da família o local ideal para a quarentena sanitária dos animais, coleta e armazenamento das doses. A São João fica isolada entre plantações de grãos, eliminando a possibilidade de contaminação por rebanhos vizinhos. Ele enfatiza que a Crio apenas prepara as doses, enviando para clientes que comercializam o produto. A excelência da empresa atraía, antes da pandemia, estudantes de várias escolas e universidades.

Fernando Velloso destaca a localização central de Cachoeira do Sul e próxima de Porto Alegre, além de toda a biossegurança da propriedade no Capané. Ele avalia como positiva a renovação dos touros, evitando a defasagem tecnológica. "Hoje apenas 15% das matrizes produtivas são inseminadas, então temos muito para crescer", explica, informando que o mercado cresce entre 15% e 20% ao ano. Veja mais em facebbok.com/criocentral.


De militar a construtor

Depois de 30 anos no Exército, onde alcançou o posto de capitão, Claudio Peres se tornou o orgulhoso construtor de três edifícios de apartamentos em Cachoeira do Sul, começando o quarto prédio. A Martin & Peres emprega 40 funcionários e está negociando terrenos em Santa Maria e Santa Cruz do Sul, pensando em novos empreendimentos. Ele uniu sua experiência militar e a formação como contador à capacidade administrativa da esposa e conhecimentos da filha Clarissa Martin Peres (com ele na foto), formada em Engenharia Civil. Da caserna trouxe a responsabilidade cobrada de todos e o cumprimento de prazos. Também aprendeu a motivar o pessoal, formar equipes e investir em equipamentos. A construtora conta com máquinas que aceleram o acabamento dos apartamentos e facilitam o trabalho dos profissionais. O empreendedor destaca a beleza dos edifícios e o aproveitamento inteligente dos espaços. Conheça mais no site www.incorporadoramp.com.

Paixão por farmácia

Ela começou a conhecer o mercado aos 11 anos de idade, ajudando o pai no comércio de cosméticos. Aos 16 recebeu uma locadora de vídeo para administrar, aprendendo mais sobre o que os consumidores queriam. Mas a paixão era por farmácia, administrada pela mãe. "Sempre foi o que eu queria fazer", conta Julia da Silva Oliveira. Depois de se formar farmacêutica pela Unisc, foi trabalhar em uma grande rede, conseguindo depois transferência para a terra natal. Até que chegou a oportunidade de ter sua própria farmácia. Foi em 2015, quando a Matriz foi inaugurada no Orlando Plaza Shopping. Três anos depois adquiriu a franquia da rede de farmácias Brasil Poupa Lar, na frente do Bradesco. Os planos para novas unidades foram adiados pela pandemia, mas Julia utiliza o que aprendeu na pós-graduação em gestão empresarial e no curso Dale Carnegie para planejar o crescimento da sua empresa.

RÁPIDAS S/A

- Sindilojas Vale do Jacuí marcou golaço ao denunciar a Vivo por deixar sem telefone empresas e até o hospital. Nos dias de hoje comunicação é tudo. Há indústrias que chegam a contratar dois provedores de internet para garantir a conexão com clientes.

- O ouro atingiu quarta-feira sua maior cotação em oito anos com temor dos mercados globais sobre o aumento de casos de covid-19 nos EUA.

- Cachoeira vai continuar vendo a construção de vários prédios de apartamentos? Além da pandemia, pode ser que a demanda já tenha sido atendida. Vai depender também da continuidade do programa federal Minha Casa, Minha Vida.

- O futebol brasileiro deve perder até 2,5 bilhões de reais em receita com a pandemia em 2020, segundo a Exame.


TOQUES S/A

 - Na maioria das vezes, empresários e empreendedores desconhecem as diferenças entre razão social, nome fantasia e marca. Tampouco a abrangência e proteção oferecidas por cada um deles.

- O Superior Tribunal de Justiça, em julgamento de recursos especiais repetitivos (Tema 1.037), decidiu que não há isenção de imposto de renda para o aposentado por acidente de trabalho ou por ser portador de doença grave quando a pessoa continua em atividade. Esta decisão irá refletir no julgamento de milhares de ações que discutiam o tema.

- Em qualquer situação contratual que a empresa esteja é possível reduzir o valor da conta de energia elétrica através da eficientização e adequação de parâmetros contratados.


Sobre nós:

Nossa missão: Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

(51) 3722-4368 | (51) 9-9945-8687 CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL