CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO
Luzes & Sombras

Lapsos de memória

O ex-ministro Mandetta, foi o primeiro a depor na ridícula CPI da Covid. Fiquei preocupado com a saúde do ministro, que parece estar sofrendo fortes e constantes lapsos de memória, Ao atacar o ministro Paulo Guedes, acusando-o de maldoso e inepto, esqueceu, por exemplo, que quando ainda ministro de saúde (no início de 2020) celebrou nas redes sociais o reforço orçamentário promovido por este para seu ministério. Disse então Mandetta: "já são R$14,3 bilhões de acréscimo ao orçamento da Saúde, destinados exclusivamente ao combate à covid". Também no debate sobre o remédio "mágico" de Bolsonaro, a Cloroquina, quando afirmou sempre ter sido contrário ao uso, o ministro parece ter sofrido outra grave crise de memória. Esqueceu que em março de 2020, entusiasmado, anunciou a distribuição aos estados de 3,4 milhões de unidades Cloroquina e Hidroxicloroquina.  Desejo pronta recuperação ao ex-ministro.

Eleições
O cenário eleitoral está embolado no Brasil. O atual presidente, aparentemente leva vantagem na corrida presidencial. Assim como seu adversário Luiz Inácio da Silva, o Lula capitaliza algo em torno de 35% de eleitores fiéis. Os partidos de centro, mais uma vez insistem em apresentar diversos nomes, até mesmo alguns insinuam apoiar o cangaceiro moderno Ciro Gomes, portanto, parecem fadados ao fracasso. Terminarão por pulverizar as intenções de votos em diversos candidatos, inviabilizando a chegada de algum deles ao segundo turno. Terminaremos tendo apenas dois candidatos viáveis, Luiz Inácio da Silva, o Lula, e Jair Bolsonaro. Será mais uma eleição em que boa parte dos eleitores deverá optar pelo "menos pior". Vantagem para Bolsonaro. Mas as chances do presidente se reeleger dependem do fim da pandemia e da recuperação da economia, além desta pulverização de uma eventual candidatura de centro.

Boicote
Um grupo de empresas européias ameaça boicotar as commodities agrícolas brasileiras se o Congresso aprovar projeto de lei sobre a regularização fundiária em terras da União e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Segundo eles, tal projeto incentivaria o desmatamento ao recompensar grileiros que ocupam propriedades ilegalmente na floresta amazônica. Estão errados. Na realidade, o projeto é a única forma de combater o desmatamento, pois traz propriedades clandestinas já existentes para o sistema legal, fazendo com que possam ser monitoradas e com que seus proprietários sejam conhecidos e forçados a cumprir as leis que limitam o desmatamento na Amazônia (20% das propriedades privadas).

BBB

Jamais assisti a um programa desta "série" da Rede Globo de televisão, mas como jornalista, leio muitos jornais eletrônicos e sites, entre eles o Globo, G1 e Uol. Portanto, pelo menos das "manchetes" sobre os participantes (embora jamais tenha ouvido falar da maioria deles), não escapo. O niilismo, o sexo, a falta de cultura e as baixarias me parecem ser a tônica do apreciado programa, mas, como se diz, gosto é gosto.
Agora, finda a maravilhosa saga da casa global, me deparo como uma reportagem no Uol anunciando que os fãs do programa não precisarão aguardar uma próxima edição para se interarem de seus ensinamentos filosóficos e morais. A chamada da reportagem diz "Para te ajudar a superar (o fim do programa) separamos livros que foram escritos por famosos ex-BBB".  Não é uma maravilha, um achado? Minha única surpresa foi saber que alguns dos participantes sabem "acorelhar as letras".

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

(51) 3724-4368 | (51) 9-9745-8687 | CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL