CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO
Ricardo Peró Job

Luzes & Sombras

Imitação
O ministro Alexandre de Moraes não está sozinho em sua cruzada em prol da censura. Esta semana a polícia chinesa invadiu e fechou o site de notícias Stand News, em Hong Kong. Na invasão do escritório do site foram presas seis pessoas, entre jornalistas, editores e membros do conselho. Também foram feitas buscas nas casas dos detidos. Só falta agora nosso herói dar 48 horas ao governo chinês para que explique se está imitando-o ou não.
Silêncio constrangedor
Se é contra os "yankees", vale tudo! Sob o silêncio constrangedor das feministas brasileiras, o Talibã, que retomou o poder no Afeganistão em agosto deste ano, pouco a pouco vem impondo restrições às mulheres afegãs, retirando direitos que estas adquiriram nos vinte anos de proteção norte-americana no país. Depois de proibi-las de aparecer em novelas e séries, obrigar as que trabalham como jornalistas a usar o véu islâmico na frente das câmaras, esta semana o Ministério da Promoção das Virtudes e da Prevenção de Vícios que as mulheres não poderão viajar sem o acompanhamento de um "homem da família".


Justiça criminal
A justiça criminal no Brasil foi avaliada pelo "World Justice Project: Rule of Law Index 2021", como uma das piores do mundo, ocupando a 112ª posição mundial, entre 139 países avaliados. Os quesitos analisados pela pesquisa incluem a efetividade das investigações, a duração razoável do processo, a capacidade de prevenção criminal, a imparcialidade do sistema de justiça, a ausência de corrupção e o respeito ao devido processo legal. Em relação   América Latina também ficamos mal colocados, ocupando o 20} lugar entre os 32 países analisados. Mas, num país onde a Suprema Corte só se preocupa com a política, era de se esperar. Uma vergonha.


Inoportuna
É terrivelmente inoportuna dos funcionários públicos federais. Não há clima para este tipo de reivindicação no país, assolado pela crise econômica e pelo desemprego causados pelo "fecha tudo" durante a pandemia. Afinal, sabe-se que os funcionários federais são os mais bem pagos do país. Para se ter uma ideia, os auditores da Receita, que deflagraram a greve, ganham salário inicial de R$21.014 mensais, além de terem estabilidade no emprego.


Inimigo do agronegócio
Uma propaganda do Bradesco apregoando a redução do consumo de carne como forma de combater a emissão de gases do efeito estufa, pegou mal no meio rural. Tentando surfar na onda acretinada do "politicamente correto" o banco, se utilizando de três modelos e atrizes quase famosas, fez uma publicidade contra o consumo de carne. Uma nota dos produtores rurais rebatendo o banco, afirmando que o Brasil é o país que mais retém carbono, economiza água e impede a emissão de metano na produção de alimentos em larga escala com o chamado plantio direto na palha, e que agro é responsável por mais de 20 milhões de empregos, alimenta 1,5 bilhão de pessoas e gera mais de 1/3 do PIB do país, repercutiu nas redes sociais. Imediatamente iniciou uma campanha para o encerramento das contas dos produtores no banco. Acovardado, o Bradesco tirou a publicidade do ar e lançou uma nota na qual reafirma "seu apoio ao agronegócio brasileiro e sua crença indelével no setor como vetor de crescimento do país". Imaginem se não apoiasse e acreditasse, a "publicidade" que teria feito. "Muy amigo!".  Outro grupo que também afrontou os produtores foi a RBS. No dia 24, uma charge do cartunista Gilmar Fraga mostra um agropecuarista arrumando cuidadosamente a sua árvore de Natal, enquanto pela janela vemos uma paisagem semidesértica, cheia de árvores cortadas. Merecem, sim, serem boicotado pelos produtores rurais.

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

(51) 3724-4368 | (51) 9-9745-8687 | CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL