CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO
Ricardo Peró Job

Luzes & Sombras

O gigante anão

O partido Rede, apesar de possuir apenas um deputado federal no Congresso Nacional e uma atuação simplesmente pífia no Legislativo, se agiganta e impõe sua vontade através do Judiciário. Esta semana emplacou mais uma vitória no STF, anulando uma nota "técnica" de um funcionário subalterno do Ministério da Saúde.

Arrependido
O dublê de ex-presidente e ex-presidiário Luiz Inácio da Silva, o "Lula", definitivamente resolveu descartar a "ex-presidenta" Dilma Rousseff de sua campanha política. Despois de ignorá-la em seus pronunciamentos, fingindo que seu governo jamais existiu, agora resolveu ataca-la publicamente, declarando que não fará parte de sua campanha porque "erra politicamente". Deveria ter pensado nisto antes de nomeá-la como sua sucessora, levando o país ao caos econômico, resultando em 15 milhões de desempregados.

Fake News
Manchetes nos grandes jornais do país anunciaram, durante mais de uma semana, que o presidente Jair Bolsonaro vetaria um reajuste de 33,2% concedido ao magistério. A fake News foi replicada com entusiasmo por seus opositores nas redes sociais. Agora, depois que presidente afirmou que garantiria o aumento, alguns destes veículos de comunicação passaram a chamar o aumento de irresponsável.

Não é piada
Censura, além de nefasta, muitas vezes se torna ridícula. Lembro que em minha juventude, ao assistir ao filme recém liberado no Brasil "Laranja Mecânica" - já o havia visto no Uruguai - me diverti, junto a todo público presente na sala de cinema com uma "bolinha preta", que insistia em correr atrás dos personagens cobrindo seus órgãos sexuais durante as cenas de nudez. Tempos que não voltam mais, pelo menos assim espero. Pois na China, a "piada" continua. Esta semana, mais de vinte anos após sua estreia no mundo livre, os chineses puderam assistir ao filme "O Clube da Luta". Na cena final, o narrador e sua namorada assistem bombas explodirem um aglomerado de arranha-céus, um plano do personagem principal para destruir o consumismo, apagando registros bancários e de dívidas de todos nos EUA.
Pois na China, além da cena ter sido cortada, aparece uma legenda anunciando ao público que as autoridades, cientes do plano maquiavélico, chegaram a tempo de evitar a catástrofe: "a polícia rapidamente descobriu o plano e prendeu todos".

E agora?
Apesar do avanço da variante ômicron no mundo, a cepa mais transmissível da covid-19, vários países europeus suspenderam restrições à população, embora tenham registrado mais de 10 milhões de novos casos, um aumento de13% apenas na semana passada em comparação com a anterior. As restrições incluiam horários de funcionamento limitados para restaurantes e bares, passaportes sanitários e o uso de máscaras em lojas e eventos fechados. Ao que parece, diante da já comprovada baixa letalidade da nova cepa e do avanço da vacinação - estacionada entre 70% e 80% - naquele continente, além da catástrofe econômica causada pelas restrições, os europeus resolveram aposentar definitivamente o "fique em casa".

Idiotas úteis
No mundo inteiro, os produtores rurais são admirados por gerarem empregos e colocarem alimentos à disposição da população, além de serem geradores de riquezas para os seus países. No Brasil, parte da população os vê como "vilões", graças a uma bem feita campanha publicitária daqueles que enxergam o agronegócio como um empecilho aos seus planos de implantar uma ditadura marxista no país. Como dizia Nélson Rodrigues, "O grande acontecimento do século foi a ascensão espantosa e fulminante do idiota".

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

(51) 3724-4368 | (51) 9-9745-8687 | CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL