CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO
Ricardo Peró Job

LUZES & SOMBRAS

Delicadeza socialista
Visando identificar novos casos de Covid-19, o governo da China arrombou as portas de várias residências na cidade Guangzhou, uma das tantas "sitiadas" por apresentar novo surto da doença. A China, com sua política de "covid zero", segundo suas delicadas e democráticas autoridades, justificou o caso dizendo em nota oficial que o fato se deu porque "poderiam haver pessoas infectadas escondidas nas residências que estariam fugindo da transferência para os centros de confinamento". Tais "centros" são uma espécie de campo de concentração para doentes.


Guerra aos pets
Devido a uma nova determinação governamental, uma onda de apreensões de animais domésticos passou a ocorrer na capital do Irã, Teerã, um dos últimos estados teocráticos do mundo. Agora, os donos de animais que se arriscarem a sair na rua com seus bichinhos serão multados e podem até mesmo ir parar na prisão. O governo iraniano determinou que passear com cães em parques é crime, justificando a medida como uma forma de "proteger a segurança do público". Como se não bastasse, o Parlamento iraniano prepara um projeto de lei de "Proteção dos Direitos do Público contra os Animais", que restringe ainda mais a possibilidade da pessoa possuir um animal de estimação. Segundo o projeto de lei, a posse de animais de estimação estaria sujeita a uma autorização emitida por uma comissão especial. O projeto de lei, que tramita há mais de uma década no Parlamento, pretende confiscar todos os cães e entregá-los a zoológicos ou deixá-los em desertos". Está sendo discutida até mesmo a punição corporal para donos de animais.


Fontes limpas
A geração de energia solar já é a terceira força em produção de energia no país, ultrapassando as termelétricas movidas a gás natural e biomassa. Os dados foram apresentados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica. Segundo ela, o país conta atualmente com 16,41 gigawatts de capacidade instalada em usinas solares, o que representa 8,1% da matriz brasileira. atrás apenas da hídrica, com 53,9% e a eólica, que gera 10,8%. As usinas solares geram eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis, altamente poluentes e as principais responsáveis pelo aumento tarifário em cima dos consumidores. Tais fontes, segundo a Associação, já evitaram a emissão de 23,6 milhões de toneladas de gás carbônico na geração de eletricidade. O Brasil, graças a iniciativa provada vem aumentando a produção de energia solar e eólica a passos largos. enquanto a União Europeia, que costuma nos apontar como os vilões da destruição ambiental, andam em sentido contrário, reativando suas usinas movidas a carvão e diesel em função do conflito entre Rússia e Ucrânia.

Inflação
Devido ao aumento dos preços dos combustíveis e dos alimentos, a inflação na Grã-Bretanha atingiu no mês passado a sua maior taxa em 40 anos, de acordo com números oficiais divulgados esta semana. Diante do fato, o Banco Central deverá aumentar em 0,5 a taxa de juros já no mês de agosto. Segundo a Agência Nacional de Estatísticas, inflação anual dos preços ao consumidor subiu em junho para 9,4%. No Brasil, a previsão é uma inflação de 7,54% para este ano, podendo até mesmo ser menor. Atualmente estamos em 11,2%, mas em viés de baixa. Já na França, a inflação prossegue em alta, atingindo 6,5 %, gerando um cenário de preocupação com o poder aquisitivo dos franceses.

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

(51) 3724-4368 | (51) 9-9745-8687 | CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL