CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO
Patrick Prade

Amizades Improváveis

Patrick Prade

Com poucas opções de filmes novos, resolvi explorar as produções passadas na Netflix que poderiam ter me escapado ou não me chamaram a atenção na época. Encontrei Amizades Improváveis (The Fundamentals Of Caring, 2016) e resolvi dar uma chance, apesar de não gostar muito do elenco, como Paul Rudd (o Homem-Formiga da Marvel) e Selena Gomez (de séries teen da Disney e conhecida também como cantora). Deixei os preconceitos com o elenco de lado e resolvi escolher esse filme, pois me pareceu com um bom conteúdo, e a sinopse lembrou bastante o francês Intocáveis (Intouchables, 2011), onde um cuidador e um tetraplégico saem pelas estradas se divertindo. O enredo de Amizades Improváveis é quase o mesmo, mas nem por isso perde o seu charme e o filme se mostrou uma ótima escolha. Como diz o título em português, veremos amizades surgir onde não se espera entre pessoas que aparentemente nada tem em comum. E nessas descobertas vamos percebendo o verdadeiro valor da amizade em nossas vidas. Eu particularmente sou muito emotivo, choro fácil em filmes e livros, e também sou abençoado por muitas amizades sinceras e verdadeiras, então não preciso dizer que em menos de trinta minutos de filme eu já estava aos prantos com cada diálogo entre os personagens. É difícil olhar um filme sobre amizade e não pensar nos amigos, principalmente aqueles que a distância e o tempo afastaram do convívio, mas não afastou do coração, e o filme só me fez lembrar o quanto amo cada um deles e o quanto eles me fazem falta.baldorium - [5dicas #031] Dica 3: Amizades Improváveis


A História

No filme, Paul Rudd interpreta Ben, que terminou o curso de cuidador e vai á casa de Elsa (Jennifer Ehle) para uma entrevista. O emprego é cuidar do filho de Elsa, Trevor (Craig Roberts), um jovem que tem Distrofia Muscular De Duchenne, vive em uma cadeira de rodas e tem provavelmente menos de dez anos restantes de vida. Ben é contratado e Trevor se mostra um garoto difícil de lidar, mas Ben precisa de um emprego. Ele é um 'escritor aposentado' que foge da ex-mulher por que não está pronto para assinar os papéis do divórcio mesmo estando separados há quase três anos, quando uma tragédia se abateu na vida do casal. Ben aguenta os insultos e o humor negro de Trevor, que passa o dia vendo programas de turismo duvidosos na TV, e sonha em conhecer O Maior Buraco do Mundo e em urinar em pé. As diferenças entre os dois são grandes e Ben só aguenta a afronta de Trevor por precisar do emprego. Trevor mora com a mãe e foi abandonado pelo pai quando tinha três anos e foi diagnosticado com a Distrofia, porém recebe cartas periódicas de seu pai e nem as abre, tendo uma coleção de correspondências fechadas do homem que o abandonou. Um dia em uma discussão, surge a ideia de fazerem uma viagem, contrariando as probabilidades e os cuidados. Trevor fica temeroso em sair de casa pela primeira vez, mas com insistência de Ben, eles decidem pegar a estrada para conhecer os pontos turísticos que Trevor só vê na TV. Com tudo o cuidado necessário, os dois partem em uma viagem que vai levá-los para dentro deles mesmos e os fazer encararem seus maiores medos e traumas. Jennifer Ehle e Craig Roberts em Os fundamentos do cuidado (2016)

A Viagem

Assim que pegam a estrada, mesmo sendo 'quase amigos', as diferenças de Ben e Trevor são um obstáculo que precisa ser derrubado, e a convivência dentro de um carro parece ser um local ideal, e os dois vão se divertindo com piadas e desafios, como comer algo diferente, algo que Trevor não faz em hipótese alguma, pois além da Distrofia, ele tem ataques de pânico se sua rotina ritual saí dos trilhos, e isso inclui uma dieta á base de waffles e salsichas apenas, e muito suplemento vitamínico para complementar. Em uma parada para descanso em um posto, eles encontram uma caroneira, a jovem Dot (Selena Gomez), e Trevor se encanta por ela. Logo ela está no carro com eles rumo ao maior buraco do mundo. Com seu jeito espontâneo, Dot consegue de Trevor coisas que Ben não conseguia, e o rapaz se solta bastante ao se identificar com ela, e se interessar também, afinal, foi o mais próximo que chegou de um encontro em toda sua vida. Entre uma parada e outra, encontram uma mulher grávida com o carro quebrado, e ela se torna a quarta passageira dessa viagem, e mais uma amizade improvável pro currículo de Trevor e Ben. Peaches (Megan Ferguson) está no 8º mês de gravidez e o marido foi para o Afeganistão, então eles resolvem levá-la até a casa da mãe dela. O itinerário vai mudando, e entre as paradas estão fazer uma visita surpresa para o pai de Trevor, hotéis de beira de estrada, o Maior Bovino do Mundo e outros momentos divertidos em que a amizade se aprofunda e a viagem vai chegando ao seu final. Todos sabem que terão que voltar á sua vida assim que a viagem acabar. Dot terá que resolver seu problema com o pai da qual fugiu, Peaches terá seu bebê, Ben precisa lidar com sua tragédia pessoal e encarar o divórcio, e Trevor terá que voltar pra casa sabendo que a tela da TV nunca mais será o suficiente para ele. Uma viagem que não só realizou o sonho de Trevor, mas também lhe deu novos amigos, novas lições e novos sonhos também. Ben é outro que aprende que na verdade ele também tinha uma distrofia mental que o fazia fugir de suas responsabilidades. Como seria a vida depois de ver que na verdade o maior buraco do mundo era carregado dentro deles?

 Paul Rudd and Craig Roberts in The Fundamentals of Caring (2016)

Informações

Amizades Improváveis é baseado no livro de Rob Burnett e foi bastante resumido em sua adaptação para a Netflix, que levou apenas 26 dias de filmagens. No filme, o Buraco Mais Profundo do Mundo que os personagens vão visitar na verdade é a Mais Profunda Escavação feita á mão pelo homem, e se trata da Mina Bingham Canyon, localizada perto de Salt Lake City e possui 4,55 km de diâmetro e 1,2 km de profundidade. A Distrofia Muscular de Duchenne retratada no filme realmente atinge um em cada 3.500 homens, referência ao jogo que Trevor faz com os personagens em tentar acertar um número entre um á 3.500. A Distrofia é causada quando o organismo não consegue produzir a proteína distrofina, e isso leva á não formação das fibras musculares e até mesmo necrose. Ela só atinge o sexo masculino e costuma aparecer á partir do 2º ano de vida. A doença não tem cura e a expectativa de vida aumentou com o avanço da medicina, antes era de 16 á 19 anos e hoje se pode viver até aos trinta anos em média, porém as condições vão piorando cada vez mais á partir da adolescência.

Mais que um filme sobre doença como tantos outros que existem, Amizades Improváveis é um filme de estrada, com piadas inteligentes e emoção na medida certa. O filme explora os personagens de uma maneira que nos faz ter afeição por cada um deles, além de como eu já disse, nos fazer olhar de outra maneira as amizades que temos. A questão não é quem te levaria á uma viagem ou festa, mas sim, quem te carregaria caso você perdesse os movimentos das pernas. Bobby Cannavale e Selena Gomez em Os Fundamentos do Cuidado (2016) 

Sobre nós:

Nossa missão: Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

(51) 3722-4368 | (51) 9-9945-8687 CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL