CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO
celebração

Documentário homenageia Mario Quintana pelo seu aniversário

O aniversário de nascimento de Mario Quintana, comemorado nesta sexta-feira, 30/7, conta com celebração especial na instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), que tem o poeta como patrono. Entre outras ações, a Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) comemora a data com o lançamento de um documentário sobre o poeta e uma nova edição do Projeto Poetas Diversos. Quintana nasceu em Alegrete, dia 30 de julho de 1906, e faleceu em Porto Alegre, em 5 de maio de 1994.

Documentário "Mario Inventa o Mundo"

O roteiro de Theo Tajes costura relatos de pessoas próximas ao poeta, como a fotógrafa Dulce Helfer, o especialista em literatura gaúcha Altair Martins, o arquivista Alexandre Veiga, responsável pelo Núcleo de Acervo e Memória da CCMQ, e o jornalista, escritor e docente Antonio Hohlfeldt, presidente da Fundação Theatro São Pedro, entre outros. A direção de cena de Mirela Kruel constrói uma linguagem fílmica que conduz ao universo da poesia de Quintana.

O diretor da CCMQ, Diego Groisman, destaca o propósito de manter vivo o legado do poeta. "É muito importante fazer esse registro audiovisual sobre Mario Quintana para que a memória acerca do poeta seja preservada para as gerações futuras. O filme, dirigido pela Mirela Kruel, que já assinou o documentário sobre os 30 anos da Casa de Cultura, faz uma conexão com o espaço da instituição, que tanto se dedica em valorizar o legado deixado pelo nosso patrono", assinala Groisman. O documentário será lançado no dia 29 de julho no Instagram e no YouTube da CCMQ.

A diretora Mirela Kruel conta que a produção audiovisual alia muita cor e projeções de imagens de Quintana, registradas pela fotógrafa Dulce Helfer. "É um filme muito Mario Quintana, porque tem essa magia que está na cor, na brincadeira, na ironia. Essas projeções vão dar todo o perfume que o Mario merece como poeta que foi. Traduz a presença do Mario, das palavras, do sorriso, também com projeções de pequenos poemas", adianta Mirela.

O filme "Mario Inventa o Mundo" é uma realização da Supernatural Filmes, com direção geral de Fernando Vanelli, direção de cena de Mirela Kruel e trilha sonora original composta por Hique Gomes. A responsável pela direção de criação é Cristhine Bressiani, com produção executiva de Candy Schmitt, roteiro de Theo Tajes, montagem e finalização de Raoni Ceccim. A produção de áudio é da Bafo na Nuca Música, com direção de Luís Pereira e sound design de Lessandro Dorneles. A assistência de direção e video mapping é de Kevin Nicolai, e a direção de fotografia, de Eduardo Nascimento Rosa. O assistente de câmera e operador de drone é Leco Petersen, o técnico de som direto/logger é Diego Bertini, e a produção, com todos os cuidados de higienização exigidos pelas medidas de enfrentamento da pandemia, esteve a cargo de Adriana Pereira da Costa.

Poetas Diversos

A segunda edição do projeto "Poetas Diversos - A reinvenção dos afetos" é uma mostra de vídeos de poesias autorais, que será exibida no Instagram da CCMQ, de 28 de julho a 25 de agosto, com atualizações sempre às quartas-feiras. A mostra reúne cinco poetas desafiados a refletir, na perspectiva dos afetos, sobre o contexto da crise sanitária e humanitária provocada pelo coronavírus. A partir de um grupo de autores caracterizados pela diversidade de expressões de gênero, etnias e realidades sociais, a mostra é uma resposta da arte diante da crise e uma reafirmação do poder da poesia na formulação de novas perguntas, algo que foi muito marcante na obra de Mario Quintana.

Os textos selecionados tomam partido da dupla acepção da palavra afeto, referindo tanto sentimentos humanos e afeições pessoais quanto a capacidade de afetar, causar impressão, atingir e influir por meio da arte. ArleQueen Fenixx, Carolini Constantino, Cesar Nascimento, Duan Kissonde e Gustavo Deon são os autores que integram a segunda edição do Projeto Poetas Diversos.

 

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

(51) 3724-4368 | (51) 9-9745-8687 | CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL