CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO
Força Feminina

Sedac lança programação para o Mês da Mulher

No dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data que é um marco representativo da luta das mulheres por dignidade, equidade e reconhecimento. Para celebrar a data, a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) e suas instituições vinculadas oferecerão uma programação especial, que integra a campanha "Força Feminina - Mês da Mulher na Sedac". 

As atividades são diversas e permitem a abordagem de vários aspectos que perpassam as vidas das mulheres. Serão tratadas as temáticas de gênero, protagonismo e perspectivas históricas, que buscarão não só discutir as inúmeras realidades femininas, como também homenagear suas vivências e contribuições na sociedade. A programação conta com apresentações musicais, lives, vídeos, ações nas redes sociais, entre outras propostas.

As atividades presenciais poderão ser adaptadas ao formato virtual, a depender dos protocolos vigentes estabelecidos pelo Modelo de Distanciamento Controlado, do Governo do Estado.

Força Feminina

A grade de atividades faz parte da campanha "Força Feminina", que tem como mote a força feminina no enfrentamento à pandemia. A iniciativa é uma homenagem e uma demonstração de respeito e solidariedade às mulheres gaúchas afetadas pela crise econômica e social causada pela pandemia da Covid-19. A ação é uma parceria da Sedac, por meio da sua Assessoria de Diversidade, com a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), e com a Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM), e conta com o apoio do Comitê EmFrente, Mulher, que é coordenado pelo Programa RS Seguro.

A assessora de Diversidade da Sedac, Clarissa Lima, fala sobre o desenvolvimento das ações ao longo do mês. "A exemplo do ano passado, as atividades alusivas ao Mês da Mulher serão feitas em parceria com outras secretarias, seguindo o preceito de transversalidade do governo. Estamos convidando também os municípios gaúchos a se juntarem a nós nesta causa. São muito importantes o debate e a reflexão sobre questões feministas, principalmente neste momento tão difícil de pandemia", salienta.

A secretária de Cultura, Beatriz Araujo, destaca a importância de criar pontes entre as secretarias para o desenvolvimento de projetos. "Notamos a necessidade de aprofundar as pautas que são importantes para a construção de uma sociedade mais justa. Isso só é possível a partir da união das diversas áreas do governo, que trazem novas perspectivas aos temas, proporcionando uma entrega mais ampla", comenta a secretária.

Dia Internacional da Mulher

Oficializado em 1975, o Dia Internacional da Mulher reconhece o histórico feminino pela busca de direitos, além de proporcionar visibilidade às lutas atuais e diárias. Apesar de ser comumente relacionado com um incêndio em Nova York, em 1911, que resultou na morte de mais de uma centena de mulheres, a data de 8 de março marca um protesto de mulheres operárias contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, na Rússia.

Com informações da Sedac.


Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

(51) 3724-4368 | (51) 9-9745-8687 | CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL