CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO
Futsal

Árbitros da Liga Gaúcha iniciam pré-temporada

Foto: Divulgação

Na semana que vem, uma das competições mais esperadas pelos gaúchos será retomada: a Liga Gaúcha Sicoob de Futsal. Se os torcedores estão ansiosos para a bola rolar no dia dez de setembro, quando as partidas serão retomadas, com a arbitragem não é diferente. Nesta sexta-feira, 4/9, o quadro de 254 árbitros da Liga iniciou a sua pré-temporada.

"Serão duas etapas, todas virtuais, nas quais o nosso quadro será atualizado desde as adequações das regras feitas pel FIFA neste ano, até as atualizações do sistema Gioco, que é usado em questões como as súmulas", explica o diretor de arbitragem da Liga Gaúcha, Luis Fernando Feijó.

A primeira etapa do curso é dividida em quatro turmas e vai até a próxima terça, 8/9. O período incluirá árbitros, anotadores/cronometristas e representantes de quadra, com aulas ministradas pelo Departamento de Arbitragem e pelos integrantes da Escola de Arbitragem da Liga. Todas as aulas serão transmitidas pela plataforma Google Meet. Outras duas datas serão definidas para a segunda etapa da pré-temporada.

Mas o andamento do trabalho não se limita ao desenvolvimento da própria categoria. Neste mês, o árbitro Peter Maia palestrou para os atletas da ACBF e do BGF, de Bento Gonçalves. Na pauta, estavam as emendas às regras do futsal adotadas neste ano no Brasil.

"Foram convites para duas conversas muito produtivas. Apresentei um material mais explicativo e simples para facilitar o entendimento dos atletas e comissões técnicas. Foi uma oportunidade para que eles tirassem dúvidas. O importante é que todos estejam bem instruídos das adaptações já adotadas nesta retomada dos jogos", relata Maia.

De acordo Luis Fernando Feijó, a experiência de Peter Maia abre o caminho para mais uma importante interação com os clubes do futsal gaúcho. "O departamento de arbitragem está sempre aberto aos clubes e aos convites que surgirem para esta troca de experiências. Desta forma, todos crescem", aponta.

Uruguaianense de fora da Liga 2020

A Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) não participará da Liga Gaúcha edição 2020, devido a pandemia de coronavírus. Além da Uruguaianense, a Sase (Selbach) e ALAF (Lajeado) não participam da competição neste ano.


Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

(51) 3722-4368 | (51) 9-9945-8687 | CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL