CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO
PUCRS

Nove lançamentos da ediPUCRS para explorar diferentes áreas do saber

Livros publicados por pesquisadores e pesquisadoras da PUCRS estão à venda no site da editora.

Filosofia, Direito, Medicina e Computação são apenas algumas das áreas do saber exploradas em obras recentemente publicadas por pesquisadores e pesquisadoras da PUCRS. Os livros, que podem ser adquiridos no site da ediPUCRS, são de autoria de docentes e estudantes de pós-graduação da Universidade.

Nos últimos anos, a ediPUCRS tem se dedicado a tornar o conhecimento científico mais acessível e popular, com publicações de relevância científica, cultural, social, literária ou didática, de todas as áreas. Conheça as publicações

1. Dignidade da pessoa humana e o direito das crianças e dos adolescentes

Por Irmão Evilázio Teixeira, reitor da PUCRS

Com profundidade filosófica e teológica, a obra faz um resgate histórico do valor que norteia as atividades relacionadas à pessoa humana e se constitui em um dos viabilizadores da convivência social. Na sequência, mais de 30 anos após a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, traça o difícil e tortuoso caminho enfrentado para a conquista do artigo 227 da Constituição Federal de 1988.

2. Inventário da infância: o universo não adulto na narrativa

Por Paulo Kralik, professor da Escola de Humanidades, e as doutorandas Raquel Belisario e Samla Canilha

Para construir um inventário da infância, o livro investiga obras literárias (e cinematográficas) em que a voz da criança está presente como narradora ou como personagem. Desses estudos emergem questões de duas naturezas: as estruturais, que discutem o ato narrativo em sua complexidade, e as psicossociais e históricas, que avaliam o espaço ocupado pela criança no âmbito da família e da sociedade.

3. Como cuidar do idoso com Alzheimer

Por Newton Luiz Terra, professor da Escola de Medicina

O Alzheimer é uma doença crônica, neurodegenerativa e inflamatória que se caracteriza pelo declínio progressivo das funções corticais superiores. Os sintomas cognitivos decorrentes da atrofia cerebral pela morte dos neurônios influenciam nas atividades de vida diária e nas relações interpessoais. Por isso, a qualidade de vida de pacientes com Alzheimer depende das pessoas ao redor, tornando fundamental o papel de quem cuida.

4. Crônicas da inovação: um olhar reflexivo e provocador sobre o cotidiano da inovação

Por Gabriela Ferreira, professora da Escola de Negócios

A construção do futuro começa pela inovação. E isso é mais do que tecnologias exponenciais, como Inteligência Artificial, Blockchain ou Robótica. Se trata de visão e pessoas dispostas a se arriscar a pensar o novo. As crônicas trazem as experiências de quem, há muitos anos, vive todas as nuances do mundo da inovação, seja como pesquisadora ou gestora de ambientes de inovação, acompanhando de perto os erros e acertos de grandes organizações e startups nesta jornada.

5. Não escrevo porque

Por Ángela Cuartas (doutora), Geysiane Andrade (doutoranda), Harini Kanesiro (mestra), Juliana Maffeis (metra), Manuela Furtado (mestra), Márcia Bastilho (mestranda) e Vitória Vozniak (mestra), pela Escola de Humanidades

Reúne poemas, listas, contos e fragmentos de autoras e autores que confessam ou inventam pretextos que os mantêm no limbo da página em branco, na tentativa de entender, como dizia Salvador Dalí, "a doce angústia criativa".

6. Connecting Museums: práticas educativas em ciências e matemática na educação básica

Por Caroline McDonald (GNM), professor José Ferraro (Escola de Humanidades), M. Paul Smith (Oxford), Melissa Pires (Escola de Humanidades) e Renata Medina (Escola de Ciências da Saúde e da Vida)

O livro é resultado de um projeto de internacionalização realizado pelo Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS (MCT), em parceria com o Great North Museum: Hancock (GNM), da Universidade de Newcastle e o Oxford University Museum of Natural History (OUMNH), da Universidade de Oxford. Juntos, desde 2015, os museus têm atuado em ações que contemplam atividades relacionadas à educação, à gestão, à inovação e à liderança em museus universitários de ciências.

7. Diário de uma Pandemia: os primeiros 200 dias de vigília em prol da vida de todos nós

Por Luís Villwock, professor da Escola de Negócios

O livro é fruto do trabalho que está em permanente evolução, cujo ponto final se dará apenas ao término da pandemia. Guiado pelo valor de fazer o bem ao próximo, conta parte da trajetória do movimento solidário e voluntário Brothers In Arms, que visa ajudar profissionais da área da saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19.

8. Contraeducação Histórica: a diagonal do agora e a utopia negativa

Por Bruno Picoli, doutor em Educação pela Escola de Humanidades

O autor propõe uma reflexão sobre as condições de hospitalidade, que deve acolher o Outro no mundo inóspito da contemporaneidade e dos crescentes desafios da Educação em todos os sentidos de crescimento do ser humano. É no Agora que tudo se decide - "o tempo certo está aí", disse Rosenzweig - e, portanto, é Agora que essa reflexão deve ter lugar e desafiar todo e qualquer desânimo e conformismo.

 9. Roteiro para o desenvolvimento dos aspectos computacionais da inteligência organizacional em organizações orientadas a dados - IOODA

Por Beatriz Benezra Dehtear, mestranda da Escola Politécnica, e o professor Duncan Dubugras Alcoba Ruiz

IOODA é um roteiro que habilita analistas de Inteligência Empresarial (BI) a aplicar formas mais complexas de análise de dados. O livro se propõe a simplificar o processo que caracteriza esse tipo de aplicação. IOODA também conduz profissionais na documentação de informações críticas geradas durante sua execução e oferece a possibilidade de realizar avaliações sobre resultados parciais obtidos.


Imagens

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

(51) 3724-4368 | (51) 9-9745-8687 | CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL