CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO
Aedes Aegypti

Cachoeira ultrapassa 300 casos de dengue

O último boletim, divulgado nesta sexta-feira, aponta que duas mortes já foram confirmadas no município.

Foto: Divulgação

O setor de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde informou nesta sexta-feira, 13/5, que Cachoeira do Sul chegou a 305 casos de dengue. De acordo com o Boletim Informativo, nas últimas 24 horas foram confirmados mais seis casos.

No total, 294 pessoas estão com sintomas leves, oito inspiram cuidados e três pessoas permanecem em estado grave. O bairro Santa Helena é o que tem o maior número de confirmações, registrando 141 casos. Em seguida é o bairro Oliveira com 137. Em terceiro lugar está o bairro Noêmia com 122 confirmações.

Além disso, Cachoeira já registrou duas mortes em decorrência da doença. Outras 660 pessoas estão com suspeita de estarem contaminadas com dengue. O município registra também um caso de Chikungunya.

Estado

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Rio Grande do Sul já registrou 27 óbitos por dengue. Segundo a pasta, em 2022, foram confirmados no RS 22,7 mil casos da doença. Destes, 18.861 são autóctones, ou seja, contaminações adquiridas dentro do território gaúcho.

Os dados da Secretaria apontam que nos cinco primeiros meses de 2022, já há mais do que o dobro de mortes por dengue do que todo 2021 no Estado, quando 11 óbitos foram registrados. Na comparação com 2020, de janeiro a dezembro, a diferença é ainda maior, pois ano retrasado teve seis mortos pela doença no RS.

Além disso, uma nova variante da dengue, até então inédita, foi detectada no Brasil. Trata-se do chamado "genótipo cosmopolita" do sorotipo 2, que é um dos quatro já em circulação no país, e o mais disseminado no mundo. Um caso foi confirmado no último mês de fevereiro em um paciente de 57 anos da cidade de Aparecida de Goiânia, em Goiás, e apesar de não ter chegado ao RS, a doença tem potencial para colocar o Estado em alerta.


Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

(51) 3724-4368 | (51) 9-9745-8687 | CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL