CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO
RGE

Conta de luz fica 8,4% mais cara

Decisão aprovada pela Aneel entra em vigor a partir desta quarta-feira.

Michelle Khouri
Foto: Ilustração

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 21/6, um reajuste de 8,4% nas tarifas de energia para clientes residenciais da concessionária RGE Sul. As novas tarifas da empresa entram em vigor a partir desta quarta-feira, 22/6.

A agência afirma que o valor considera a proposta de regulamentação do componente tarifário denominado CDE Modicidade Eletrobras, aprovado em reunião de diretoria da Agência, que consiste no repasse de R$ 5 bilhões de capitalização da Eletrobras para atenuar os impactos tarifários dos reajustes. Esse valor também contribuiu para atenuar o reajuste a devolução dos valores de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrados dos consumidores de energia elétrica e os recursos da Conta Escassez Hídrica.

Conforme a Aneel, os itens que mais impactaram a correção foram a retirada de componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário, encargos setoriais e custos com distribuição. O reajuste tinha previsão de ser aplicado no domingo, 19/6, mas foi adiado pela agência, para aguardar medidas que possuem potencial de atenuar a alta nas contas.

A Rio Grande Energia (RGE) é a concessionária responsável pelo serviço de distribuição de energia elétrica em 381 municípios do Rio Grande do Sul. A empresa atende cerca de 3 milhões de unidades consumidoras em todo o Estado.


Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

(51) 3724-4368 | (51) 9-9745-8687 | CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL