CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO
Meteoro

Passagem de meteoro é registrada sobre a região de Santa Maria

Espetáculo de longa duração iluminou o céu do RS

Foto: Divulgação

O céu do Rio Grande do Sul brilhou durante a passagem de um meteoro em chamas que finalizou sua passagem na região de Santa Maria. O evento, de longa duração, ocorreu por volta das 02h24min deste domingo 13/6, e pode ser observado também de Santa Catarina.

De acordo com o diretor científico da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) e proprietário do Observatório Espacial Heller & Jung de Taquara, Carlos Fernando Jung, "eventos semelhantes costumam durar entre um e dois segundos. Esse, em razão do ângulo com que o meteoro ingressou na atmosfera terrestre, pode ser observado por mais de quatro segundos."

Conforme explica Jung, quanto mais vertical for a queda, maior é o atrito e mais rápido os meteoros se desfazem ao adentrar a atmosfera terrestre. No caso do meteoro que iluminou o Rio Grande do Sul na noite passada, sua inclinação fez com que o meteoro caísse praticamente de lado, permitindo que a sua longa extinção fosse visível por 4,39 segundos, mesmo sendo de pequenas dimensões: provavelmente inferior a 50 centímetros de diâmetro.

O meteoro ingressou na atmosfera a uma altitude de 92,52 quilômetros e foi extinto a 64,19 quilômetros fazendo uma trajetória de sul a norte e se desfazendo sobre a região de Santa Maria, região central do Estado.


Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

(51) 3724-4368 | (51) 9-9745-8687 | CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL