CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO
Coordenadoria da Mulher

Iniciada campanha de combate à violência doméstica

Foto: Divulgação

A campanha "Agosto Lilás" foi lançada nesta quinta-feira, 4/8, durante ação da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para a Mulher de Cachoeira do Sul e o grupo Maturidade Ativa do Sesc. A campanha instituída por lei para enfrentamento à violência doméstica contra a mulher tem o objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha que completa 16 anos em 2022.

Na atividade, o grupo abordou o tema trazendo exemplos em que a lei é aplicada e em quais órgãos podem ser feitas as denúncias. Em referência à lei, o Senado trouxe para este ano o tema "Um instrumento de luta por uma vida livre de violência". Além da atividade também damos andamento a iniciativa "Viva Maria", com mostra de desenhos de algumas instituições da cidade.

Os tipos de violência doméstica são: violência física que é entendida como qualquer insulto que ofenda a integridade ou saúde corporal; violência psicológica sendo qualquer conduta que cause danos emocionais à mulher, como, humilhação, manipulação, perseguição, insulto, chantagem, violação da intimidade, ridicularização, entre outros; violência sexual que é qualquer conduta que constranja ou mantenha participação sexual não desejada, que impeça de usar qualquer método contraceptivo ou que force à gravidez, ao aborto, ou prostituição, ou ainda que anule o exercício dos direitos sexuais reprodutivos.

Além disso há a violência Patrimonial entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens e direitos econômicos; violência Moral sendo qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria. Por último há o crime de stalkear que é a perseguição de alguém repetidas vezes e por qualquer meio, digital ou físico, ameaçando sua integridade física ou psicológica.


Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

(51) 3724-4368 | (51) 9-9745-8687 | CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL