PREVENÇÃO

Polícia Civil lança cartilha preventiva contra golpes

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul lançou uma cartilha com dicas para prevenir golpes na internet. O objetivo é ajudar a barrar os crimes de estelionato que se propagam no mundo virtual, principalmente durante a pandemia de coronavírus. O documento, disponível no site da polícia, detalha os 15 principais golpes sofridos no estado e dicas para não cair nas armadilhas. Entre os golpes, estão os do "bilhete premiado", do "auxílio emergencial", e da "clonagem do WhatsApp". "Cuidado nunca é demais e, nesse contexto de internet, a informação é uma arma poderosa que pode prevenir o cometimento de inúmeros crimes. Agora, quando o delito se concretiza, a população precisa entender que a Polícia Civil estará ao seu lado", garante a chefe de polícia do RS, delegada Nadine Anflor.

Dentre as dicas da PC para não cair em golpes, está o de nunca fornecer dados pessoais como nome completo, CPF, RG, endereço, número da conta bancária e senha para estranhos, em ligações telefônicas, mensagens SMS ou WhatsApp, além de outros.

Importante

Se você sabe de alguém que pode estar praticando algum destes golpes, denuncie pelo 197, WhatsApp da Polícia Civil (51) 98444-0606 ou procure a Delegacia de Polícia mais próxima. Caso você tenha sido vítima de algum destes golpes, procure a Polícia Civil. Em tempos de pandemia, você pode registrar a ocorrência pela Delegacia Online: www.delegaciaonline.rs.gov.br. 

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

(51) 3722-4368 | (51) 9-9945-8687 | CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL