CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO
Assembleia

Quarto suplente, Beto Fantinel assume cadeira do MDB

Gabriela Barcellos

O quarto suplente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Beto Fantinel, assumiu nessa segunda-feira, 11/1, a cadeira de Juvir Costella na Assembleia Legislativa. Juvir Costella se licenciou novamente e reassumiu o comando da Secretaria Estadual de Logística e Transporte. Costella esteve à frente da pasta durante dois anos, mas retornou ao Parlamento nas últimas sessões do ano passado para ajudar o Palácio Piratini a aprovar a prorrogação do ICMS. Depois disso, voltou à pasta dos Transportes. 

Fantinel assume porque dois dos deputados eleitos deixaram o parlamento porque se elegeram prefeitos no último pleito: Sebastião Melo, que assumiu o comando da capital, e Fábio Branco, que está à frente da Prefeitura de Rio Grande. Assim, Carlos Búrigo, o primeiro suplente e que até o final do ano passado ocupava a cadeira de Juvir como suplente, passou a ser titular da vaga deixada por Melo. Já a segunda suplente, Patrícia Alba, agora é titular da vaga deixada por Branco. Já a terceira suplente é a vereadora reeleita em Porto Alegre, Comandante Nádia. Ela renunciou à vaga uma vez que trocou de partido, migrando para o DEM, e se assumisse o cargo na Assembleia, estaria sujeita a um processo por infidelidade partidária.

Após fazer o juramento de deputado estadual, ele se comprometeu em trabalhar para reduzir a burocracia e os custos para o cidadão. Também disse que pretende atual em prol do agronegócio e desenvolvimento regional

Jovem, mas experiente

Natural do município de Dona Francisca (cidade com cerca de 3,6 mil habitantes na região central do Estado), Beto Fantinel é o mais jovem a assumir uma cadeira na bancada do MDB nesta legislatura. Aos 33 anos, o ex-vereador e ex-secretário municipal de Saúde de Dona Francisca conquistou 29 753 votos nas eleições de 2018.

Fantinel tem uma longa carreira no MDB gaúcho. Foi assessor do ex-governador José Ivo Sartori (MDB, 2015-2018) e, em 2019, assessorou o ex-ministro da Cidadania Osmar Terra (MDB). Estava vinculado ao governo do presidente Jair Bolsonaro. Presidiu a Juventude do MDB-RS (2014-2018), onde defendeu a oxigenação política, a construção de diálogo e a promoção de debates no interior o estado

Composição

Com isso a bancada emedebista na Assembleia fica com Edson Brum, Gabriel Souza (que presidirá o Parlamento em 2021), Gilberto Capoani, Tiago Simon, Vilmar Zanchin e Beto Fantinel, o único suplente.


Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

(51) 3722-4368 | (51) 9-9945-8687 | CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL