CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO
Omicron

Nova variante da covid preocupa devido a diversas mutações

Variante pode vir a contornar defesas do corpo, porém infecções tem ocorrido principalmente entre não vacinados.

Foto: Pixabay

A nova variante da covid-19 que foi detectada na África do Sul na quinta-feira, 25/11 foi declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como variante de preocupação devido às múltiplas mutações observadas na cepa.

Nomeada de Omicron pela própria OMS, a variante B.1.1.529 possui mais de 50 mutações e mais de 30 delas são na proteína espícula, que está diretamente associada à capacidade de entrada do patógeno nas células humanas.

"Evidências preliminares sugerem uma alta no risco de reinfecção com esta variante, em comparação com as outras versões do coronavírus. O número de casos da B.1.1.529 aparenta estar crescendo na maioria das províncias da África do Sul", comunicou a OMS nesta tarde.

A equipe médica sul-africana que observou os primeiros casos da variante disse que a preocupação não vem só pela alta transmissibilidade, mas por poder possivelmente "contornar o sistema imunológico", podendo até diminuir a eficácia das vacinas contra o coronavírus.

Essa suposição, porém, é inicial. Os dados sobre a variante Omicron foram coletados em pessoas predominantemente não vacinadas, o Ministério da Saúde da África do Sul afirmou inclusive que nenhuma pessoa infectada com a nova cepa tinha recebido as duas doses da vacina.

Restrição de voos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (26) uma nota técnica em que recomenda ao governo brasileiro medidas de restrição para voos e viajantes procedentes da África do Sul, de Botsuana, de Eswatini, do Lesoto, da Namíbia e do Zimbábue, países em que a variante já foi identificada.

Ainda segundo o documento, países como Itália, Alemanha e Reino Unido já começaram a adotar medidas de restrição de trânsito de viajantes provenientes dessas regiões. 

Missão

Ser o veículo de integração da comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento com informação precisa, responsável e imparcial..

(51) 3724-4368 | (51) 9-9745-8687 | CACHOEIRA DO SUL | RS | BRASIL