Renovado
Um sedan completo antes da meia-noite
Pouco antes do lançamento da linha 2021 do Chevrolet Onix Plus - que trouxe a inédita versão Midnight para o sedan (e RS para o hatch) -, o Autos Giros testou a configuração top de linha Premier da versão de lançamento (ano 2020) do modelo produzido em Gravataí (RS) na sua versão de três volumes.
Em sua segunda geração, o Chevrolet Onix Plus trouxe, como primeiras novidades, além do design totalmente novo, o novo motor 1.0 três cilindros de 116 cavalos de potência, e 16,8 kgfm de torque (acompanhado pela conhecida e eficiente transmissão automática de seis velocidades), além da até então inédita conectividade com wi-fi embarcado.
Substituto do Prisma, sedan líder absoluto de vendas em seu segmento, o Onix Plus traz bastantes novidades que fazem dele um ótimo substituto e, com certeza, uma atualização interessante para o carro. Para começar, o visual chama a atenção pela modernidade e esportividade, traz novos faróis com projetores, aplique cromado dividindo a grade central com a gravatinha dourada centralizada, seguindo a identidade visual da marca e DRLs em LED. Abaixo da grade, os sensores de estacionamento, que também estão presentes na traseira.
A lateral traz linhas dinâmicas, que transmitem esportividade, além de rodas de liga leve de 16 polegadas e uma moldura cromada na parte inferior das janelas. Além disso, os retrovisores contam com alerta de ponto cego. Na traseira, lanternas também em LED, além do sensor e da câmera de ré.
No interior, destaque para a elegância do conjunto e do bom espaço interno. O volante multifuncional tem regulagem de altura e profundidade, assim como os bancos dianteiros, que trazem encostos integrados. Ao alcance das mãos, controle do sistema multimídia, telefone e controle de velocidade de cruzeiro, entre outros. As portas trazem maçanetas cromadas, e a do motorista conta com todos os controles de travas e janelas, todas com sistema one touch.
Na frente do motorista, o computador de bordo tem uma tela de 3,5 polegadas entre os instrumentos analógicos é bastante completo, contando com dados de consumo, média de velocidade e monitoramento da pressão dos pneus, entre outros. Além disso, ele conta com ar-condicionado digital e chave presencial com partida por botão.
No centro do painel, um cluster flutuante de cinco polegadas que traz o sistema Mylink de nova geração, compatível com Apple Carplay e Android Auto. Outra novidade é o espaço, abaixo do ar-condicionado, para carregamento de smartphones por indução. Por fim, o Onix Plus traz conectividade bluetooth.
Em termos de tecnologia e conectividade, destaque para o sistema Park Assist, que estaciona sozinho, bastando ao motorista acelerar e frear quando solicitado, e o inédito sistema wi-fi embarcado. Com capacidade de parear vários dispositivos ao mesmo tempo, ele garante conectividade estável graças à sua antena que amplifica o sinal mesmo em movimento. Além de ser uma praticidade para quem não possui pacote de dados (ou uma economia para quem possui), também é uma nova forma de segurança para contatar ajuda em casos de necessidade (além de contar, é claro, com o sistema OneStar).
No banco de trás, destaque para os cintos de três pontos e encosto de cabeça para os três passageiros, sistema isofix e encostos rebatíveis. Outro diferencial são as duas saídas USB para quem vai atrás. O porta-malas conta com 469 litros de capacidade.
Produzido sobre a nova plataforma global da Chevrolet, o Onix Plus Premier trouxe, desde esta que foi a sua versão de lançamento, controle de estabilidade e tração e nove air bags (nesta versão premium). Durante os testes, a média de consumo ficou em 12 km/l na cidade e 14 km/l na estrada.
Conforto e desempenho em um novo prisma
Ao anunciar, em 2017, um novo ciclo de investimentos na sua fábrica de Gravataí (RS), a Chevrolet tinha um grande desafio: renovar a sua linha Onix mantendo a qualidade reconhecida com o sucesso de vendas tanto na versão hatch quanto na sedan, ao mesmo tempo em que prometia uma forte modernização dos dois modelos, partindo inclusive da evolução que o investimento traria para a própria linha de produção.
Em relação à versão Plus, o objetivo foi totalmente alcançado. Mesmo que o Prisma já fosse um bom carro, comprovado pela liderança no seu segmento, as novidades tecnológicas, incluindo o sistema de wi-fi embarcado, a nova versão do sistema Mylink e equipamentos já presentes em modelos superiores da própria Chevrolet, como o Park Assist, o tornaram um carro ainda mais interessante.
Além disso, a nova plataforma e mecânica fizeram dele um carro mais firme e ao mesmo tempo mais suave, com uma dirigibilidade muito aprimorada.
Por fim, ao contrário do que muitos ainda pensam, a motorização 1.0 três cilindros não prejudica nada em termos de desempenho e consumo, fazendo com que o Onix Plus continue sendo uma boa opção no seu segmento. Em breve o Autos Giros deve testar as versões 2021 e trará, é claro, todas as informações e as novidades.
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