CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Patrick Prade

7.500 - Sequestro de avião causa pânico no ar

Tobias Ellis é um jovem americano e experiente copiloto de aviões comerciais. Está tudo pronto para mais um vôo de rotina entre Berlin e Paris a bordo de uma Airbus A319. Entre a tripulação está sua mulher e mãe do seu filho de dois anos que está em casa com a avó. Tobias é americano e está morando em Berlin, mas ainda não conseguiu aprender completamente a língua alemã. Por isso a maioria tenta falar inglês perto dele para ele não se sentir excluído das conversas. Um atraso natural enquanto esperam os últimos passageiros e logo o avião está no ar. Alguns minutos após a decolagem, a aeromoça vem trazer o lanche dos pilotos e gritos são ouvidos no lado de fora da cabine. Dois terroristas invadem a cabine e entram em luta corporal com os pilotos. Um deles é expulso por Tobias, o outro fere o piloto, mas com uma pancada de Tobias fica desacordado no chão da cabine. A porta foi fechada e é impossível abrir por fora. Portas com esse sistema são obrigatórias depois dos ataques de 11 de Setembro, sendo possível apenas o piloto ou copiloto abrir de dentro da cabine para alguém entrar, mas em caso de ataque, eles são extremamente proibidos de abrir a porta, não importa a situação. Essa ordem é para impedir que os sequestradores tomem posse dos controles e colidam o avião contra locais habitados em grandes cidades. 

7500: O Código

Tobias presta os primeiros socorros para o piloto que perde muito sangue, e então amarra Kinan, o terrorista que está inconsciente. Feito isso entra em contato com a torre e informa o código 7500: o avião está sob ataque terrorista! Logo os terroristas começam a usar a câmera de segurança instalada no lado de fora da porta da cabine para tentar convencer Tobias a abrir a porta. Tobias observa aterrorizado enquanto os homens matam um dos passageiros e depois começam a chutar a porta, gritando ameaças. A situação fica ainda mais tensa quando eles pegam sua esposa como próxima refém. O piloto não aguenta a hemorragia e vem á óbito, Tobias está nervoso demais e Kinan acorda e consegue derrubá-lo. Lá fora, um dos sequestradores, Vedat, um jovem de 18 anos, está apavorado com a violência dos colegas e grita por socorro diante da câmera. O terrorista dentro da cabine abre a porta e, vendo que a tripulação está atacando os sequestradores, fecha a porta para ficar em segurança com o rapaz. Agora dois terroristas estão presos na cabine com o copiloto e dois estão sendo imobilizados pelos passageiros. Tobias é amarrado e o sequestrador entra em contato com a torre, e o que ele diz deixa Tobias e Vedat apavorados: vai jogar o avião sobre a próxima cidade. Vedat está completamente descontrolado pelo medo de morrer, enquanto Tobias só quer se soltar e impedir o plano de Kinan. Uma situação tensa mostrada em tempo real na tela.

Um cenário

Toda essa situação tensa é mostrada em apenas um cenário: a cabine do avião. Em nenhum momento a câmera sai fora deste cenário e tudo o que vemos acontece em tempo real: a situação dura exatamente noventa minutos, a duração do filme. Cada minuto passado dentro do avião é um minuto passado no vídeo. 7500 (2019) é um filme original e exclusivo da Amazon Prime e consegue com um cenário e elenco mínimo nos deixar grudados na poltrona ansiosos pelos próximos passos da história. Pela simplicidade do cenário e roteiro, fica complicado falar mais do filme, pois não quero entregar o final para os futuros telespectadores, por isso deixo em aberto para que vocês se interessem e apreciem essa obra simples e impactante, que mostra que com uma boa idéia e pouco orçamento é possível sim fazer bons filmes. O talentoso Joseph Gordon-Levitt, de A Origem (2010) e 500 Dias Com Ela (2010), vive o copiloto Tobias numa interpretação realística demais. Talvez pelo cenário claustrofóbico, ele tenha conseguido demonstrar tanto nervosismo e aflição. Outro que se destaca no elenco é o jovem Vedat, vivido por Omid Memar em seu primeiro papel de destaque em um filme. A direção do filme é do estreante em longas metragens Patrick Vollrath. O código 7500 do título é um alerta silencioso sem conhecimento do sequestrador, pois ele é digitado e aparece no radar da torre, não sendo necessário informar em voz alta. No filme, Tobias fala que tem 'um 7500 nas mãos' mais por reflexo mesmo. O filme foi realizado na Alemanha, e a diferença de idiomas é mostrada no filme, onde o inglês de Tobias dificulta a comunicação com passageiros alemães e as línguas árabes e turcas dos sequestradores tornam o avião uma verdadeira Torre de Babel.

Filme 'Calibre' Anterior

Filme 'Calibre'

Mãe enfrenta ladrões para libertar os filhos Próximo

Mãe enfrenta ladrões para libertar os filhos

Deixe seu comentário