CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Domínio Público

IMS disponibiliza 10 mil fotografias, gravuras e pinturas para download gratuito

imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Serra do Ouro-Branco na província de MG, litografia e aquarela sobre papel de Johann Moritz Rugendas , publicada entre 1827-1835.

O Instituto Moreira Salles (IMS) está disponibilizando, para download gratuito, uma boa parte de seu acervo. São cerca de 10 mil itens, entre fotografias, gravuras, desenhos e pinturas em domínio público, produzidos entre o século 16 e 1930, por artistas como Marc Ferrez e J. Carlos, entre outros.

A vantagem, para o público, é o acesso a um arquivo de qualidade e com qualidade, como já é oferecido por outras instituições nacionais e internacionais - por exemplo, a Biblioteca do Congresso, nos Estados Unidos. Segundo o IMS, a ideia também é ampliar o uso e a difusão desse acervo sem burocracia.

Além de obras de Marc Ferrez e J. Carlos, é possível encontrar, ainda, itens de Georges Leuzinger, Revert Henrique Klumb, Augusto Malta, Charles Landseer, Jean-Baptiste Debret e Johann Moritz Rugendas, entre outros artistas. São trabalhos que abordam temas como paisagens naturais e urbanas, retratos, expedições, o trabalho forçado de pessoas escravizadas, povos indígenas, desenvolvimento urbano, arquitetura, manifestações populares, política e cartografia.

Download

O processo é simples: basta entrar no site, fazer a busca e, caso esteja indicado que aquela imagem está em domínio público, é preciso clicar no botão ‘abrir’ na parte superior direita da seleção e, na tela seguinte, clicar no botão ‘download’ na parte superior esquerda da tela. É necessário colocar créditos nas imagens, citando o nome do autor seguido de ‘Acervo Instituto Moreira Salles’.

Outros acervos

Essa prática de oferecer itens de seu acervo para download gratuito por parte do público é encontrada também em instituições como o Arquivo Nacional, Arquivo Público do Estado de São Paulo (Apesp), Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (USP), Biblioteca Nacional, Museu de Arte de São Paulo (Masp), Museu Paulista e Pinacoteca de São Paulo, no Brasil. E ainda na New York Public Library, Biblioteca do Congresso (EUA), Rijksmuseum (Holanda), na rede de museus Smithsonian e no The Metropolitan Museum of Art de Nova York.

Margs lança tour virtual de exposição Anterior

Margs lança tour virtual de exposição

Produtor confirma fim de The Flash em 2023 Próximo

Produtor confirma fim de The Flash em 2023

Deixe seu comentário