CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Próximo ano

Sisu terá só uma edição por ano a partir de 2024

A partir de 2024, haverá apenas uma edição por ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sempre em janeiro/fevereiro. O programa utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar quem serão os novos alunos das universidades públicas participantes. A decisão do Ministério da Educação (MEC) deve ser publicada ainda nesta semana, no Diário Oficial da União (DOU), com todos os detalhes e cronogramas. 

Tradicionalmente, há uma "rodada" do Sisu a cada semestre. O problema, segundo o diagnóstico da pasta, é que as edições do meio do ano costumam ter altos índices de desistência e de vagas remanescentes (aquelas que não são ocupadas). 

Para solucionar a questão, de acordo com fontes ligadas ao MEC, a ideia será organizar um processo mais simples no meio do ano, apenas para quem quiser mudar de curso, por exemplo, mas nada relacionado a novas vagas, como acontece atualmente. 

 Como funciona a inscrição no Sisu 

Os candidatos do Sisu 2024 poderão usar as notas do Enem 2023 para pleitear uma vaga em universidades públicas. O processo seletivo costuma ficar aberto por uma semana. O aluno deve selecionar duas opções de curso. 

A recomendação é consultar quantas vagas estão disponíveis por curso e por modalidade e quais as regras do processo seletivo de cada universidade (como notas mínimas exigidas ou regulamento para cotas sociais). 

É possível pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. Ao clicar no curso, aparecem mais detalhes e as modalidades disponíveis. Em um primeiro momento, não há notas de corte, que só são disponibilizadas no segundo dia. 

A nota de corte leva em consideração o número de interessados, as notas desses candidatos e a quantidade de vagas. Como os estudantes podem mudar as opções até o último dia do prazo, as notas de corte parciais oscilam. Por isso, é preciso ficar atento sempre às notas parciais divulgadas diariamente ao longo do período de inscrição. 

A orientação é acompanhar as notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial durante o período de inscrição. Se você perceber que tem pouca chance de conseguir a vaga, pode alterar a escolha do curso. Quando o prazo de inscrição se encerra, ficam valendo as duas últimas opções salvas. 

Sisu terá só uma edição por ano a partir de 2024 Anterior

Sisu terá só uma edição por ano a partir de 2024

Pactuação com Governo Federal garante 178 novas vagas integrais na educação infantil Próximo

Pactuação com Governo Federal garante 178 novas vagas integrais na educação infantil

Deixe seu comentário