Servidores ativos e do Faps terão censo em 2024
A Prefeitura de Cachoeira do Sul, através da Secretária Municipal de Administração, está organizando o início de um censo com seus servidores municipais ativos e inativos para atualização de dados.
Servidores da Secretaria de Administração já estão finalizando o edital que será publicado nos próximos dias. A expectativa é iniciar a tomada de dados em fevereiro de 2024. Os servidores estão sendo chamados por secretaria e responderão a um questionário com diversas perguntas.
Segundo a Secretária Municipal de Administração, Maria Luisa Bonini, está sendo definido ainda como será o censo com os aposentados e pensionistas que não residem em Cachoeira. “Estamos buscando ferramentas para que todos participem de fato do censo. Ele é importante e todos têm o dever de acessá-lo”, explica.
O censo é também fundamental para a base de informações do cálculo atuarial que define as alíquotas a serem pagas por parte do Município ao Fundo de Aposentadoria e Pensão do Servidor (Faps). É levada em consideração uma série de questões da vida do servidor, como: qual a expectativa de vida, quando que ele poderá se aposentar, qual o valor do salário que irá levar quando aposentado e, além disso, quais são os seus dependentes, se ele falecer quem será o pensionista e assim sucessivamente.
De acordo com Maria Luisa, o censo serve para que a Prefeitura de Cachoeira do Sul tenha uma base de dados da vida de cada servidor, atualizada de forma concreta e precisa.
FAPS terá sala própria
O Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores Municipais de Cachoeira do Sul terá uma sala onde uma servidora pública estará disponível para tirar dúvidas referentes a todas as questões que envolvem o Fundo.
A determinação para que o espaço fosse organizado foi da prefeita Angela Schuh. Sindicatos e servidores municipais já haviam feito a solicitação para que os números e as informações do Fundo estivessem mais acessíveis.
A sala do FAPS ficará no prédio do antigo fórum, no primeiro andar, ao lado da sala do Transporte Escolar. A servidora Joana Garske será a responsável pelo atendimento, visto a mesma ser membro do Conselho do FAPS e dominar as informações sobre o Fundo.
Na sala, os servidores encontrarão números de arrecadação, extratos de contas e outras informações que sejam do interesse. A sala passa a funcionar na segunda-feira, dia 18, no horário de expediente da Prefeitura.
Deixe seu comentário