CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

MEC

Abaixo assinado pede a suspensão de clássicos infantis com histórias modificadas

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Organizado por cerca de 3 mil educadores, escritores e ilustradores, o abaixo-assinado pede que o Ministério da Educação (MEC) suspenda a adoção de livros infantis com histórias adaptadas. No programa "Conta para Mim", voltado a famílias vulneráveis, foram disponibilizadas versões modificadas de clássicos infantis, como por exemplo "João e Maria".

As histórias alteradas estão no site do programa e serão impressas e distribuídas, segundo o MEC, no ano que vem. O objetivo é oferecer apoio para a alfabetização das crianças.

Segundo Pedro Bandeira, um dos maiores autores da literatura infantil do país, alguns elementos de clássicos não podem ser modificados. "Em 'João e Maria', por exemplo, é importante que os personagens sejam abandonados pelos pais na floresta. A criança, ouvindo a história no colo, treme de medo. Mas, se está no colinho, está vendo que não é de verdade", diz.

Na nova versão, João e Maria apenas saem para passear na floresta, e a mãe dá a eles pedrinhas coloridas, para que possam retornar à casa. "Já não é mais João e Maria, ponham outro nome", protesta Bandeira.

Em nota, o MEC defendeu a "livre adaptação das obras" e diz que pretende imprimir os livros também para o programa "Criança Feliz", do Ministério da Cidadania.


Encontro define logística de segurança do Enem Anterior

Encontro define logística de segurança do Enem

Olimpíada de inglês 2020 está com inscrições abertas Próximo

Olimpíada de inglês 2020 está com inscrições abertas

Deixe seu comentário