UFRGS
Aprovada a realização online da verificação de autodeclaração étnico-racial
O Conselho Universitário da UFRGS (Consun) aprovou, na sexta-feira, 2/7, a flexibilização para a modalidade via webconferência das bancas de aferição da autodeclaração étnico-racial dos sistemas de ingresso na graduação. Diante das limitações de atividades presenciais impostas pela crise de emergência sanitária na pandemia de covid-19, as verificações não estavam acontecendo nos últimos meses.
Após essa aprovação, as instâncias responsáveis providenciarão a normatização e a implementação do formato nas próximas semanas. Os candidatos das modalidades L2, L4/L6, L10 e L14 que aguardam a aferição devem acompanhar as atualizações posteriores na página da UFRGS e no site da Verificação.
O parecer aprovado altera a Decisão n. 268/2012 do Conselho Universitário, que prevê a realização presencial das verificações das autodeclarações étnico-raciais. A excepcionalidade garante a realização da verificação de forma online enquanto permanecerem as limitações de distanciamento social e define a responsabilidade pela implantação do processo para os seguintes órgãos: Coordenadoria de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas (CAF), Comissão Coordenadora do Ingresso em Cursos de Graduação da Universidade (CCINGRAD) e Comissão Permanente de Verificação das Autodeclarac?o?es (CPVA).
O coordenador da CAF, Edilson Nabarro, explica que, com a implementação da verificação online, espera-se atender aos estudantes que estão com matrícula provisória da Universidade aguardando a aferição.
Deixe seu comentário