UFSM
Cachoeira do Sul e Santa Maria terão duas novas usinas fotovoltaicas
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) tem investido cada vez mais em fontes de energias renováveis, desta vez, a universidade conseguiu recurso para implementar mais duas novas usinas fotovoltaicas, uma no campus de Cachoeira do Sul e outra no campus sede em Santa Maria. O valor totalizado em R$ 3 milhões foi proveniente de metades iguais entre os recursos próprios e disponibilização do Ministério da Educação (MEC).
As licitações para as novas usinas foram feitas no ano passado, a empresa vencedora foi a mineira Ownergy Soluções e Instalações Ecoeficientes. A escolhida será a responsável pela construção das duas usinas e está operando em conjunto com a Pró-Reitoria de Infraestrutura (Proinfra) e os professores do curso de Engenharia Elétrica (campus Santa Maria). O campus de Cachoeira do Sul terá sua primeira usina fotovoltaica com área de 10.307 m², já no campus sede em Santa Maria, a área será de 5.852 m². Ambas usinas terão 400kW de potência instalada em cada.
A estimativa é que a nova usina do campus sede vai gerar uma economia de até R$ 40 mil por mês, tendo de três a quatro anos para recuperação do investimento. A energia gerada será injetada na rede elétrica gerando créditos, que serão utilizados posteriormente para abater no valor total de energia consumida pela universidade.
As vistorias já foram realizadas e a previsão para a conclusão das instalações é para outubro de 2021, com início do funcionamento imediato.
Deixe seu comentário