CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

PEC

Comissão da Câmara aprova projeto que proíbe cortes na educação

Ilustração/EBC -

Após três anos em tramitação, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 6/7, a proposta de emenda constitucional (PEC) que pretende proibir o governo federal de realizar cortes e contingenciamento no orçamento para a educação pública.

A proposta foi apresentada pela deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) em 2019, quando o atual governo cortou 30% da verba da educação. Com a aprovação na CCJ, o próximo passo é a criação de uma Comissão Especial na Casa para avaliar o mérito do tema.

Ao proibir os contingenciamentos orçamentários na educação pública, a PEC, na prática, propõe tornar o orçamento da educação impositivo.

A deputada gaúcha comemorou a aprovação na CCJ e a definiu como uma "vitória expressiva", destacando a mobilização dos estudantes, técnico-administrativos, professores universitários, entidades e movimentos sociais que lutam em defesa da educação pública e atuaram no apoio ao projeto.

"É um projeto muito simples porque introduz na Constituição a proibição do contingenciamento ao orçamento da Educação; ele passa a ser impositivo. Algumas universidades podem fechar se os cortes continuarem", disse a autora da proposta.

No final de junho, o Ministério da Educação (MEC) confirmou mais um corte para instituições federais de ensino, entre elas, escolas, institutos e universidades. As perdas, que já somavam R$ 312 milhões no início de junho, agora dobraram e estão em R$ 621 milhões, o que equivale a 7,2% de todo o orçamento previsto na Lei Orçamentária Anual de 2022 para estas atividades.

Na sessão anterior da CCJ, o deputado Gilson Marques (Novo-SC) apresentou um requerimento de retirada de pauta da PEC, e a votação resultou em empate (19 deputados votaram a favor da retirada e 19, contra). No entanto, após pressão da oposição, o relator manteve o projeto em pauta na comissão, sendo aprovado nessa quarta por 40 votos, contra 12 negando a aprovação.


Seduc abre processo seletivo para estágio remunerado Anterior

Seduc abre processo seletivo para estágio remunerado

Eleição do Conselho de Alimentação Escolar será em agosto Próximo

Eleição do Conselho de Alimentação Escolar será em agosto

Deixe seu comentário