48ª posição
Curso de Odontologia da UFRGS está entre os melhores do mundo
Lauro Alves imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O QS World University Rankings by Subject analisa os melhores cursos universitários do mundo.
O curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) figura no ranking QS World University Rankings by Subject, ocupando a 48ª posição entre os cursos de Odontologia de 93 países. A colocação apresenta melhora em relação ao ano passado, quando estava na posição 51-70. Está no quarto lugar a nível nacional.
O resultado do levantamento foi divulgado na quarta-feira, 22/3, e foi elaborado pela Quacquarelli Symonds (QS), empresa britânica especializada em educação, e avalia instituições públicas e privadas de Ensino Superior em 48 cursos e cinco áreas do conhecimento: Artes e Humanidades, Engenharia e Tecnologia, Ciências da Vida, Ciências Naturais e Ciências Sociais. As posições dadas são específicas para os cursos, tendo um top 100 para cada um.
Nesta edição, o ranking examinou 54 cursos acadêmicos em 1.543 instituições de 93 países. No Brasil, foram 291 programas em 31 universidades Apesar de ser a graduação mais bem avaliada no Estado e a única na faixa das 100 melhores, o curso de Odontologia da Ufrgs não está entre os 10 mais procuradas no vestibular da universidade, de acordo com a densidade 2023. Enquanto Medicina teve 70,33 candidatos por vaga, Odontologia teve 6,97 no período diurno e 7,05 no noturno.
A instituição brasileira com maior destaque no ranking é a Universidade de São Paulo (USP), com 45 cursos analisados, sendo que 38 estão na faixa das 100 melhores. A graduação em Odontologia da USP é a primeira na lista das mais bem avaliadas no Brasil, ocupando a 14ª posição global entre seus pares, uma a mais do que no ano passado, como consta no infográfico abaixo.
Odontologia é uma das graduações mais fortes do Brasil na avaliação do ranking QS, com quatro programas entre os 100 com mais desempenho. Depois da USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece o melhor programa, ocupando a 29ª posição global e a segunda nacional; em seguida vem a Universidade Federal Paulista (Unesp), em 31° lugar a nível mundial e terceiro a nível nacional.
Deixe seu comentário