CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Avaliação

Cursos de graduação da UFRGS recebem conceito 5

Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Avaliação in loco ocorre, entre outros casos, em cursos que não participam do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) passou nas últimas semanas pela avaliação in loco dos cursos de graduação em Estatística, Biblioteconomia e Saúde Coletiva. As avaliações realizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) conferiram a esses cursos o conceito 5, nota máxima no processo de renovação do reconhecimento.

A avaliação in loco ocorre, entre outros casos, em cursos que não participam do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). De acordo com a secretária de Avaliação Institucional da Ufrgs Soraya Tanure, "a avaliação externa é de fundamental importância para que os cursos possam identificar suas potencialidades e fragilidades".

Ela destaca que "a visita in loco envolve um esforço coletivo da Unidade Acadêmica e depende de um planejamento sério e coeso. Na SAI/CPA ficamos extremamente felizes e satisfeitos pelo fato de os cursos confiarem nas orientações e nos protocolos de preparação para as visitas que ofertamos a eles. Trata-se de um trabalho conjunto. Trabalhar com avaliação não é trabalhar para si, mas para o outro e pelo outro.”

Transcorrida de modo virtual, a análise das graduações ocorre para processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação e visa garantir a qualidade da educação superior ofertada no país, sendo um dos pilares do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Segundo o INEP, o processo de avaliação in loco transcorre no contexto do fornecimento de referencial básico ao processo decisório de regulação e supervisão da educação superior e atua para subsidiar o conhecimento e a decisão por parte da sociedade em geral sobre a qualidade da educação superior no Brasil.

 Os critérios de avaliação seguem o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação de 2017, utilizados para subsidiar os atos autorizativos de cursos nos graus de tecnólogo, de licenciatura e de bacharelado para as modalidades presencial e a distância.

UFSM é avaliada com conceito 5 pelo MEC Anterior

UFSM é avaliada com conceito 5 pelo MEC

Gabarito do concurso para professores é divulgado Próximo

Gabarito do concurso para professores é divulgado

Deixe seu comentário