CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Exame

Enem tem abstenção recorde de 51,5%

Jairo Souza/JC imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

O primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que aconteceu neste domingo, 17/1, teve abstenção de 51,5 % dos participantes. De acordo com o Ministério da Educação, 2.680.697 participantes realizaram a primeira prova da versão impressa do exame. 

Embora seja preliminar, o número já indica o maior percentual de abstenção em toda a história do Enem. O maior índice havia sido registrado em 2009, com 37,7%. Em 2019, o índice do primeiro dia ficou próximo a 23%.

O exame foi aplicado em 1.689 municípios. No total, foram 14.447 locais de aplicação e 201.380 salas de prova. Não houve aplicação no estado do Amazonas e nos municípios rondonienses de Espigão D'Oeste e Rolim de Moura. Com isso, 160.548, 969 e 2.863 inscritos não fizeram provas nestes locais, respectivamente. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão unidos esforços institucionais, em conjunto com o governo do Amazonas, para a adoção de soluções administrativas alternativas com vistas à realização do Enem nas datas previstas de reaplicação, em 23 e 24 de fevereiro. Inscritos dos dois municípios de Rondônia também poderão fazer a prova.

Neste domingo, os participantes resolveram itens de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de escreverem a redação, com o tema "O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira". A aplicação ocorreu sem incidentes consideráveis. Ao todo, 69 ocorrências foram registradas, entre elas, emergências médicas (2), desabastecimento de água (1), interrupção temporária de energia elétrica (60), além de questões relacionadas à infraestrutura do local de prova (4) e à segurança pública (2).

Contratações emergenciais tiveram 107 mil inscritos Anterior

Contratações emergenciais tiveram 107 mil inscritos

Começa o período de transferências na Rede Estadual Próximo

Começa o período de transferências na Rede Estadual

Deixe seu comentário