2ª chamada
Erro faz MEC ofertar bolsas duplicadas no Prouni
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Ministério da Educação (MEC) afirmou na quinta-feira, 8/9, que errou ao ofertar 257 bolsas duplicadas na segunda chamada do Programa Universidade Para Todos (Prouni). Isso significa que no processo seletivo encerrado em setembro, candidatos foram pré-selecionados para vagas que não existiam.
Em e-mails às universidades a pasta diz que "as bolsas equivocadamente geradas pelo sistema" serão excluídas para corrigir todas as inconsistências detectadas. No entanto, até o momento, o Ministério ainda não informou quantos alunos foram afetados pelo equívoco nem se eles irão perder suas vagas no programa. Além disso, o MEC também comunicou que as operações executadas no sistema do programa (SisProuni) deste 4 de setembro terão que ser refeitas pelas instituições de ensino.
Prouni
Criado em 2004, o Prouni é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais de 50%, em instituições particulares de Ensino Superior a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa acontece duas vezes ao ano, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo.
Para participar da edição de 2022 do Prouni era necessário ter realizado o Enem 2020 ou 2021 e obtido, no mínimo, 450 pontos. O estudante também não poderia zerado a redação. O programa também estipula uma série de critérios socioeconômicos.
Deixe seu comentário