Ciência gera desenvolvimento
Fapergs divulga vencedores do Prêmio Pesquisador Gaúcho
Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) divulgou, na segunda-feira, 19/9, os nomes dos contemplados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2022. Depois de dois anos ocorrendo virtualmente, a premiação será realizada presencialmente no dia 10 de novembro, às 18h30min, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
Com o tema "Ciência gera desenvolvimento" nesta edição, o prêmio reconhece o trabalho de pesquisadores e profissionais que se destacaram na academia, nos setores público, industrial, empresarial e na área de comunicação. Também incentiva a cultura da inovação nas cadeias produtivas e a integração entre governo, comunidade científica e meio empresarial para a geração de melhorias à sociedade gaúcha.
Na categoria Pesquisador Destaque, que reconhece pesquisadores com uma carreira brilhante na pesquisa científica, nas suas áreas do conhecimento, a premiação teve agraciados em nove áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Computação e Informação; Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Saúde; Engenharias; Física e Astronomia; e Química. Além disso, o certame contemplou estudantes em nível de graduação, com a categoria Jovem Pesquisador, e o empreendedorismo e a inovação com as categorias Startup Inovadora e Pesquisador na Empresa.
Em 2021, foram incluídas duas categorias: Pesquisador no Setor Público, valorizando inovações aplicadas ao serviço público; e Profissional de Comunicação Científica, ao comunicador que tenha contribuído com a divulgação, comunicação e discussão da ciência junto à sociedade.
O evento também teve o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, que chega à quarta edição, reconhecendo estudantes de escolas públicas que conquistaram medalhas e menções honrosas em eventos de conhecimento nacionais e internacionais, estimulando a cultura da ciência e a carreira científica dos futuros profissionais. A distinção é uma iniciativa do Programa Educar para Inovar, vinculado à Sict, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc).
UFSM
A professora Luciane Neves Canha, do Departamento de Eletromecânica e Sistemas de Potência do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi uma das contempladas com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2022, na categoria Pesquisador na Empresa, que destaca a relação das instituições com o meio empresarial.
A professora é referência na área de mobilidade elétrica. Ela já participou de diversos congressos e atividades internacionais e em outros estados do país. Teve destaque internacional ao figurar entre as 21 mulheres mais influentes em mobilidade pelo projeto Influential Women of Mobility - que em tradução livre significa Mulheres Influentes da Mobilidade.
Deixe seu comentário