CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Ciência gera desenvolvimento

Fapergs divulga vencedores do Prêmio Pesquisador Gaúcho

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) divulgou, na segunda-feira, 19/9, os nomes dos contemplados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2022. Depois de dois anos ocorrendo virtualmente, a premiação será realizada presencialmente no dia 10 de novembro, às 18h30min, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Com o tema "Ciência gera desenvolvimento" nesta edição, o prêmio reconhece o trabalho de pesquisadores e profissionais que se destacaram na academia, nos setores público, industrial, empresarial e na área de comunicação. Também incentiva a cultura da inovação nas cadeias produtivas e a integração entre governo, comunidade científica e meio empresarial para a geração de melhorias à sociedade gaúcha.

Na categoria Pesquisador Destaque, que reconhece pesquisadores com uma carreira brilhante na pesquisa científica, nas suas áreas do conhecimento, a premiação teve agraciados em nove áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Computação e Informação; Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Saúde; Engenharias; Física e Astronomia; e Química. Além disso, o certame contemplou estudantes em nível de graduação, com a categoria Jovem Pesquisador, e o empreendedorismo e a inovação com as categorias Startup Inovadora e Pesquisador na Empresa.

Em 2021, foram incluídas duas categorias: Pesquisador no Setor Público, valorizando inovações aplicadas ao serviço público; e Profissional de Comunicação Científica, ao comunicador que tenha contribuído com a divulgação, comunicação e discussão da ciência junto à sociedade.

O evento também teve o Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, que chega à quarta edição, reconhecendo estudantes de escolas públicas que conquistaram medalhas e menções honrosas em eventos de conhecimento nacionais e internacionais, estimulando a cultura da ciência e a carreira científica dos futuros profissionais. A distinção é uma iniciativa do Programa Educar para Inovar, vinculado à Sict, em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc).

UFSM

A professora Luciane Neves Canha, do Departamento de Eletromecânica e Sistemas de Potência do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), foi uma das contempladas com o Prêmio Pesquisador Gaúcho 2022, na categoria Pesquisador na Empresa, que destaca a relação das instituições com o meio empresarial.

A professora é referência na área de mobilidade elétrica. Ela já participou de diversos congressos e atividades internacionais e em outros estados do país. Teve destaque internacional ao figurar entre as 21 mulheres mais influentes em mobilidade pelo projeto Influential Women of Mobility - que em tradução livre significa Mulheres Influentes da Mobilidade.


Ufrgs está entre as 20 melhores da América Latina Anterior

Ufrgs está entre as 20 melhores da América Latina

Mulheres são maioria entre inscritos no Enem Próximo

Mulheres são maioria entre inscritos no Enem

Deixe seu comentário