nesta quarta-feira
MEC promoveu evento dedicado ao Novo Ensino Médio
Ministério da Educação (MEC) promoveu, na manhã desta quarta-feira, 14/7, um evento no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para tratar das mudanças estruturadas no Novo Ensino Médio (NEM) e anunciar o Cronograma Nacional de Implementação para o NEM, instituído por meio da portaria nº 521, de 13 de julho de 2021.
Além do ministro da Educação, Milton Ribeiro, compuseram a mesa o secretário de educação básica, Mauro Rabelo; a secretária de estado da educação e desportos de Roraima, Leila Perussolo. O evento também reuniu secretários de educação, governadores, representantes das comissões de educação da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além de representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), que puderam acompanhar o evento virtualmente.
Mauro Rabelo explanou sobre as mudanças na grade curricular do ensino médio. "As alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional preveem, entre outras medidas, a ampliação da carga horária, com uma nova organização para o ensino médio".
O NEM também representa a ampliação dos conhecimentos nas áreas que mais interessam aos estudantes. Os chamados itinerários formativos possibilitam que os estudantes escolham suas trilhas de aprofundamento, ampliando seus conhecimentos em uma das seguintes áreas: linguagens; matemática; ciências da natureza; ciências humanas e sociais; e formação técnica e profissional.
"A estrutura curricular do NEM contempla as aprendizagens essenciais e comuns a todos os jovens do Brasil e a possibilidade da oferta de diferentes itinerários formativos conforme as necessidades e interesses dos estudantes", afirma o secretário de educação básica do MEC.
Com o NEM, passa a ser obrigatório o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes. Esse componente garante ao estudante um espaço para refletir acerca do presente e do futuro, contribuindo no processo do autoconhecimento e do desenvolvimento da identidade do jovem, estimulando sua autonomia e oportunizando realizar escolhas mais assertivas ao longo do ensino médio.
Milton Ribeiro afirmou que todas as escolas estão sendo apoiadas técnica e financeiramente para a readequação dos referenciais curriculares e para a formação dos professores. "Nós já investimos mais de R$ 70 milhões às secretarias de educação para a readequação dos seus referenciais curriculares e para a formação dos profissionais de educação. No âmbito do Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio, promovemos o repasse a mais de 4.000 escolas-piloto, totalizando R$ 360 milhões em apoio financeiro", relata o ministro.
Por fim, Ribeiro explanou sobre sua expectativa, enquanto ministro da Educação, para o NEM. "Eu acredito no projeto e acredito que os professores, diretores e secretários é que são os grandes responsáveis para que o Novo Ensino Médio possa acontecer e ser um sucesso para os nossos jovens e para o nosso país", finaliza.
Confira a portaria nº 521, de 13 de julho, que institui o Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio.
Deixe seu comentário