Educação
Novo presidente do Inep assume o cargo
divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Manuel Palácios da Cunha e Melo é Engenheiro de Telecomunicações.
O professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Manuel Fernando Palácios da Cunha e Melo assumiu, nesta quarta-feira, 1/2, a presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A nomeação de Palácios foi feita pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT) no dia 6 de janeiro deste ano.
Graduado em Engenharia de Comunicações pelo Instituto Militar de Engenharia, o novo presidente do Inep também é doutor em Ciências Sociais pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro (Iuperj). Nos últimos 20 anos, Manuel Palácios escreveu diversos artigos e publicações dedicados especialmente à avaliação da educação pública e suas políticas. Os estudos analisam resultados, métodos e usos da avaliação de unidades, sistemas e programas educacionais.
Palácios também foi secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), em 2015 e 2016. Também já ocupou, no período de 2004 a 2007, os cargos de diretor de Políticas da Educação Superior, de Desenvolvimento da Educação Superior, além de ter sido secretário interino da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC).
O Inep é a autarquia responsável pela elaboração de avaliações educacionais como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Além disso, o Instituto também é o responsável por realizar o Censo da Educação. As avaliações têm como objetivo possibilitar que programas e projetos do governo na área da educação possam ser criados e executados. Por meio dos estudos é possível identificar falhas e necessidades da educação brasileira.
Deixe seu comentário