CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Especialização

Primeiro doutorado da Uergs é aprovado pela Capes

Freepik imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - O programa conta atualmente com 20 docentes divididos em quatro linhas de pesquisa.

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) conquistou a aprovação para a abertura do seu primeiro curso de doutorado. A proposta elaborada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGed) da instituição foi chancelada pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES), instância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) responsável pelas análises das propostas de novos cursos. O resultado das avaliações foi publicado na segunda-feira, 10/7. O Doutorado Profissional em Educação ofertado pela Uergs também será o primeiro dessa área na Região Litoral Norte.

O PPGed foi aberto em 2017 com a oferta do Mestrado Profissional em Educação, na Unidade Universitária da Uergs Litoral Norte - Osório. O programa conta atualmente com 20 docentes divididos em quatro linhas de pesquisa: Contextos e Cotidianos Educacionais e a Formação das Docências; Arte em Contextos Educacionais; Direitos Humanos, Educação e Tecnologias; Educação, Culturas, Linguagens e Práticas Sociais.

De acordo com a atual coordenadora do PPGed, Sita Mara Sant’Anna, o Mestrado Profissional em Educação acolhe uma demanda significativa, pois a maior parte dos mestrandos são docentes que atuam na Educação Básica. Em seis anos, o programa já formou mais de 100 mestres.  “A aprovação do Doutorado consolidará o PPGed, que contribuirá ainda mais com o desenvolvimento regional, por meio de formação humana qualificada em pesquisas aplicadas e engajadas em educação”, comemora.

Para que uma proposta de doutorado seja aceita, entre outros requisitos, é necessário que o programa de pós-graduação proponente apresente uma significativa produção científica, tanto de docentes quanto de discentes. Além disso, é preciso que o Mestrado vinculado ao programa obtenha conceito a partir de 4, numa escala de 1 a 5.

Nos primeiros anos do Mestrado Profissional em Educação, foram produzidos mais de 150 artigos acadêmicos a partir de projetos de pesquisa e de outras ações que também envolvem o ensino e a extensão universitária. E em sua primeira avaliação pela Capes, referente ao quadriênio 2017-2020, o Mestrado obteve o conceito 4.

Por se tratar de um novo curso da universidade, agora a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Uergs deverá encaminhar a proposta do Doutorado ao Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, para o reconhecimento do curso nessa instância. Após esse reconhecimento, será organizado o edital para a abertura da primeira turma.

UFSM divulga ponto de corte do Vestibular 2023 Anterior

UFSM divulga ponto de corte do Vestibular 2023

Inep abre inscrições para interessados em trabalhar no Enem 2023 Próximo

Inep abre inscrições para interessados em trabalhar no Enem 2023

Deixe seu comentário