Entrevista de emprego
Professor dá dica para candidatos
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Um novo emprego pode ser a oportunidade para mudar a vida. Com intuito de ajudar no preparo para uma boa entrevista de emprego, o orientador de educação profissional do Senac Uruguaiana Mauricio Silva Fridrichs preparou sete dicas para candidatos.
1) Não seja só mais um candidato: busque, desde o princípio, destacar-se dos demais candidatos, mas sempre tomando o cuidado para não parecer algo forçado e, se possível, transmita essa sensação para o recrutador de maneira sutil com pequenas atitudes, como ser o primeiro a chegar, ter iniciativa e procurar se atencioso e educado com todas as pessoas presentes.
2) Autenticidade e naturalidade: o candidato está objetivando começar uma relação com a empresa. Desta forma, é preciso que ele tenha consciência de que uma relação confiável e duradoura só pode ser possível baseada na integridade das mensagens verbais e não verbais. Por esse motivo, é fundamental que o candidato seja autêntico e aja de acordo com o que ele realmente é, sem improvisos ou frases prontas, uma vez que o recrutador é uma pessoa preparada para identificar esses sinais.
3) O básico precisa estar atendido: a maioria dos candidatos acredita que cumprir com o básico, ou seja, ser pontual, estar bem-vestido, ser educado e ter iniciativa, trata-se de um diferencial e, na verdade, todo mundo já sabe de tudo isso. Logo, do ponto de vista da empresa, é o mínimo que se espera.
4) Conheça a empresa: um pré-requisito para qualquer candidato que deseja conquistar uma vaga é conhecer a empresa, buscando o maior número de informações referente a ela, principalmente sobre a vaga que está sendo almejada.
5) Conquiste a empresa: é possível que se faça uma analogia comparando um candidato a uma vaga de emprego a uma pessoa que está tentando conquistar outra. Pois não basta apenas demonstrar interesse e seus desejos em relação àquela conquista, mas focar em fazer com que a empresa perceba o quanto será benéfico para ela começar essa relação, uma vez que a decisão está nas mãos dela.
6) Demonstre seu valor: use como estratégia seus pontos fortes e feitos já realizados, mas sempre tomando o cuidado para não demonstrar arrogância ao mencioná-los. Procure conectar esses pontos positivos com a vaga almejada.
7) Ninguém faz nada sozinho: não é novidade para ninguém que as empresas que lideram o mercado são aquelas que obtêm o maior número de líderes atuando em seus setores e processos, transformando grupos em equipes de sucesso. Desta forma, faça com que a empresa perceba que você poderá ser um profissional com esse perfil.
No caso da pós-entrevista para a vaga de emprego, o orientador recomenda fazer tudo que estiver ao alcance durante o processo de recrutamento e seleção, mas desligar-se e relaxar a mente logo depois. "Claro que sempre se fazendo presente e acompanhando o encerramento do processo de seleção, tomando cuidado com os canais de comunicação entre você e a empresa", explica.
Deixe seu comentário