Curso
Professores da rede municipal participam de curso sobre neurociência
Começou no dia 16 de novembro e segue até o dia 7 de dezembro, quarta-feira, a XI edição do Curso de Neurociência Aplicada à Educação. Durante esta edição a atividade está voltada para a formação de gestores pedagógicos das escolas municipais, uma parceria do Programa Popneuro da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O curso é realizado anualmente e faz parte das ações do programa Popneuro, e visa promover a formação de professores da Educação Básica em neurociência.
A edição deste ano já está no terceiro módulo, com a temática neurobiologia da aprendizagem e memória no contexto escolar. No primeiro e segundo módulo foram trabalhados temas como "neurociência, anatomia do sistema nervoso e o cérebro adolescente" e "neuroplasticidade e sua importância para a educação", respectivamente.
Ana Luiza Tadielo, mestranda em Ciências Fisiológicas no PPGMCF da Unipamapa e participante do programa afirma a importância do curso para os professores "nós utilizamos metodologias e plataformas modernas para que os professores possam ter esse contato com a área de neurociência e mostramos o que acontece no cérebro no momento da aprendizagem aliado ao contexto da investigação da temática", destaca.
A mestranda também aponta o porquê de a edição estar focada para o cérebro adolescente, "a gente visa focar no cérebro adolescente, justamente pelo faro de que o mesmo possui características especiais as incertezas da idade". Ana Luiza parafraseia Paulo Freire e afirma que "ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para que haja a produção ou a sua construção, sempre pensando que quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende também está ensinando a aprender".
O curso é ofertado anualmente de forma gratuita. As aulas são ministradas pela equipe e professores convidados, visando contemplar momentos de explanação teórica e atividades práticas. Dentre as temáticas de trabalho cita-se a neurociência e educação; neuroanatomia; neurofisiologia; neurobiologia da aprendizagem; neurologia da memória e inovação pedagógica e neurociência. A cada ano a didática e a temática são repensadas de forma a sempre trazer novidades ao curso.
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