Números de 2019
RS melhora desempenho no Ideb
Divulgação/Seduc imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
Foram divulgados nesta terça-feira, 15/9, os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e mostram que os alunos da Rede Estadual do Rio Grande do Sul apresentaram crescimento do nível de aprendizagem em todas as etapas de ensino na comparação com a amostragem de 2017.
Em 2019, no Ensino Médio, os alunos da Rede Estadual subiram sete posições em relação a 2017, saindo da 15ª para 8ª colocação no ranking entre as 27 unidades federativas do País. A nota, que era de 3,4, subiu para 4,0, registrando o maior resultado já alcançado pelo Estado.
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no mesmo período, a nota aumentou de 5,7 para 5,8, subindo da 14ª para 11ª colocação. Já nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a nota subiu de 4,3 para 4,4, com a manutenção do 16º posto.
No índice de proficiência, formado pela média das notas das provas de Língua Portuguesa e Matemática, a Rede Estadual de Ensino alcançou a 3ª maior nota do País nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As avaliações foram aplicadas entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro de 2019. Participaram do processo 224 mil alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.
Ideb
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), para mensurar o desempenho do sistema educacional brasileiro a partir da combinação entre a proficiência obtida pelos estudantes em avaliações externas de larga escala (Saeb) e a taxa de aprovação, indicador que tem influência na eficiência do fluxo escolar. Ou seja, na progressão dos estudantes entre etapas/anos na educação básica.
Deixe seu comentário