Ensino Presencial
UFSM exigirá comprovante vacinal para retorno de atividades
Reprodução / UFSM imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Centro de Operações de Emergência em Saúde para Educação da Universidade Federal de Santa Maria (COE-E UFSM) definiu que o reinício das atividades acadêmicas presenciais na instituição deve ocorrer com a exigência da comprovação do esquema vacinal completo (carteira de vacinação ou apresentação do comprovante através do aplicativo ConectSus).
O COE-E é o órgão que, desde março de 2020, orienta a UFSM nas suas decisões e orientações à comunidade acadêmica durante a pandemia. Segundo a decisão mais recente, em um momento que as vacinas foram disponibilizadas a toda a população, o acesso e permanência da comunidade universitária e externa nas dependências da instituição deve acontecer sob a demanda do comprovante. Destaca-se, principalmente, a sugestão desta exigência para o retorno dos Restaurantes Universitários e das Casas do Estudante da UFSM.
Nos casos de contraindicação médica, o COE-E sugere que o comprovante vacinal pode ser substituído por declaração da condição, assinada por médico com registro válido e ativo no Conselho Regional de Medicina.
O centro também incentiva que se mantenham as medidas não farmacológicas de prevenção para evitar a propagação da covid-19, como distanciamento, uso de máscara adequada, ventilação dos ambientes e higiene das mãos com álcool gel. A previsão é que o retorno presencial na instituição ocorra em março.
Com informações da UFSM.
Deixe seu comentário