ENSINO SUPERIOR
ULBRA informa detalhes sobre o retorno das aulas presenciais
A assessoria de imprensa da Universidade Luterana do Brasil(ULBRA), emitiu uma nota de esclarecimento de dúvidas que surgiram após a divulgação sobre o retorno das aulas presenciais no campus.
Leia a nota na íntegra:
"Diante de algumas dúvidas surgidas acerca do retorno às atividades presenciais no segundo semestre de 2020, esclarecemos que:
1. Está garantido aos alunos a continuidade do ano letivo em calendário regular, com previsão de término do semestre 2020/2 no mês de dezembro para as disciplinas teóricas, de curricularização da extensão, trabalhos de conclusão de curso, assim como o componente teórico das disciplinas teórico-práticas. Se incluem nesta relação o componente prático das disciplinas teórico-práticas, laboratoriais e estágios que garantem a excelência de aprendizagem através de ferramentas remotas, conforme seja definido pelos respectivos Cursos de Graduação.
2. Pelo cenário epidemiológico que está sendo vislumbrado no Estado do RS, a tendência é a manutenção das atividades acadêmicas na modalidade remota por alguns meses. Esse cenário, também nacional, é que levou o MEC a emitir a Portaria nº 544,de 16 de junho de 2020, que autoriza a substituição das disciplinas presenciais, até o mês de dezembro, por "atividades letivas que utilizem recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais".
3. Caso o governo estadual emita novo decreto ou portaria que permita o retorno das atividades teóricas no modo presencial, mesmo com medidas restritivas de distanciamento controlado, a Reitoria da Ulbra, junto com a direção de cada uma das unidades do RS, tomará todas as medidas necessárias para que esse retorno à presencialidade possa ser operacionalizado, desde que não coloquemos em risco a saúde e a vida de nossa comunidade acadêmica.
4. A volta da presencialidade para recuperação dos componentes práticos das disciplinas teórico-práticas que não puderam ser substituídas por atividades remotas (inclusive do semestre 2020/1) já foram liberadas pelo governo do Estado e estão condicionadas à aprovação dos Planos de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do Novo Coronavírus - COVID-19 pelos comitês municipais, observando-se também as bandeiras de cada região. Se você é aluno de alguma dessas disciplinas será contatado pelo seu coordenador e professor quando as atividades forem liberadas.
Esperando ter esclarecido eventuais dúvidas,
A Reitoria
Deixe seu comentário