CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Ensino Superior

Vestibular da UFSM acontece no domingo

Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Candidatos precisam levar documento com foto e caneta preta para a prova.

Neste domingo, 9/7, acontecem as provas da retomada do vestibular na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), após nove anos sem esta modalidade de ingresso. São 543 vagas, o que representa 30% das oportunidades para ingresso no segundo semestre. As 70% restantes foram destinadas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A concorrência foi divulgada na tarde de quarta-feira, 5/7, pela UFSM, chegando a 422 candidatos por vaga em Ampla Concorrência para Medicina e 66,3 por vaga em Direito. 

Para a seleção, participam 9.537 candidatos. Destes, 7.977 concorrem para vagas em Santa Maria, e outros 1.560 para Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões. As provas serão aplicadas nos campi da instituição, inclusive em Frederico Westphalen, que nesta seleção não oferece vagas, sendo que em Santa Maria a aplicação está concentrada no campus do bairro Camobi. No site do vestibular, está disponível uma lista com o nome dos candidatos e seus locais de prova. 

Medicina tem 5.021 candidatos para 18 vagas. Em segundo lugar está Direito, com 564 candidatos para 14 vagas. As provas acontecem pela manhã, das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 18h. As salas serão abertas com uma hora de antecedência. É preciso levar caneta preta e documento com foto. Será permitido sair do local de prova duas horas após o início.

Pela manhã, são 56 questões de matemática, história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia. Durante a tarde, mais 30 questões, de língua portuguesa, literatura, artes integradas, educação física, tecnologias digitais de informação e comunicação, e língua estrangeira, que o aluno escolheu entre inglês e espanhol. A redação que será feita à tarde deve ser uma carta aberta ou um artigo de opinião.

Em Santa Maria, local com maior número de candidatos, serão abertas as três entradas da UFSM: A principal, o acesso pelo distrito de Pains e pelos fundos do Hospital Universitário (Husm). A Associação dos Transportadores Urbanos (ATU) irá disponibilizar ônibus extras a partir das 6h, com ônibus saindo de cinco em cinco minutos do centro da cidade. A sugestão é que os candidatos baixem o aplicativo Urmob para conferir os horários e itinerários. 

O vestibular volta a acontecer na UFSM após nove anos de ingresso predominantemente pelo Sisu. Com a mudança, o vestibular passa a oferecer 30% das vagas. Outros 30% seguem com acesso pelo Sisu, e os 40% restantes serão ofertados por um Processo Seletivo Seriado (PSS), em que os alunos do Ensino Médio fazem as provas ao fim de cada ano letivo e, no terceiro ano, escolhem seu curso e concorrem a uma vaga. Como o primeiro PSS começa em 2024, ele deve começar a oferecer vagas a partir de 2026. Com isso, o Sisu ainda terá, nos vestibulares de 2024 e 2025, 70% das vagas.

Das 543 vagas neste processo seletivo, 458 são para Santa Maria, em 33 cursos. Cinco cursos de Cachoeira do Sul oferecem 68 vagas, e em Palmeira das Missões, o curso de Administração tem 17 vagas abertas. 

UFSM tirou nota máxima em todos os quesitos avaliados pelo MEC Anterior

UFSM tirou nota máxima em todos os quesitos avaliados pelo MEC

Enem 2023 teve 3,9 milhões de inscritos Próximo

Enem 2023 teve 3,9 milhões de inscritos

Deixe seu comentário