CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Defesa Civil

Agentes mirins voluntários cadastram moradores de áreas de risco 

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A equipes de agentes mirins e agentes voluntários da Defesa Civil de Cachoeira do Sul realizaram no último sábado, 27/8, o cadastro de famílias ribeirinhas recorrentemente afetadas pela inundação no bairro Cristo Rei. No total, desenvolveram a ação 28 agentes de instituições como Demolay, Rotaract, Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia e Escoteiros Ibiraiaras, além de técnicos da Defesa Civil.

O mapeamento visitou 93 residências. Destas, 86 foram encontradas os moradores e em sete os moradores não estavam em casa. Foram cadastradas 257 pessoas, com uma média de três pessoas por imóvel. Quanto aos animais domésticos, havia uma média de dois cães por residência e um gato a cada duas casas. Além destes animais, os moradores possuem galinhas, coelhos, porco, cavalos, ganso e porcos-da-índia, totalizando 523 animais.

As informações resultantes deste mapeamento qualificam o trabalho de preparação e resposta da Defesa Civil quando da ocorrência de inundações; nos trazem informações de rotas de acesso e localização das residências; números que servem para planejar abrigo para pessoas e animais; aproxima a Defesa Civil da população e atualiza contatos que são essenciais para troca de informações e continuidade do serviço de retirada preventiva das famílias.

A ação tem por objetivo identificar a área, cadastrar famílias e animais e com estes dados poder ter uma ação mais rápida e eficiente em nossas remoções que acontecem de maneira preventiva, antes que a água atinja as residências reduzindo os danos e prejuízos para as famílias e dando mais segurança às equipes de trabalho. O trabalho faz parte das Ações de Preparação para o Enfrentamento de Desastres, do Programa Cachoeira do Sul Resiliente, que tem como objetivo a preparação das equipes que integram a Proteção e Defesa Civil e a comunidade para o enfrentamento de desastres.

A atividade coordenada pela Defesa Civil teve como diferencial o cadastramento feito efetivamente por crianças e adolescentes formados em capacitação de agentes mirins e voluntários de Defesa Civil. "Um de nossos objetivos é uma mudança cultural, desenvolvendo na comunidade um olhar sobre proteção e Defesa Civil", explica o coordenador, Edson das Neves Júnior.

A ação de mapeamento no modelo desenvolvido pela Defesa Civil deverá ter continuidade no bairro Cristo Rei avaliando áreas de menor recorrência de inundações. Além disso, deverá ser desenvolvido em outras áreas do perímetro urbano e rural.


Corrida do Fogo Simbólico acontece nesta quinta-feira Anterior

Corrida do Fogo Simbólico acontece nesta quinta-feira

Acessuas recebe novos profissionais Próximo

Acessuas recebe novos profissionais

Deixe seu comentário