CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Comemoração

Cachoeira do Sul completa 203 anos

Reprodução imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Neste sábado, 5/8, o município de Cachoeira do Sul completa 203 anos de emancipação político-administrativa. Cachoeira é o quinto município criado no Rio Grande do Sul, um dos quatorze municípios farroupilhas, é berço de homens ilustres da história, como Ramiro Barcelos, João Neves da Fontoura, Aurélio Porto, Liberato Salzano Vieira da Cunha, Nero Moura, Cabo Toco e Aparício Borges.

Localizada no centro do Rio Grande do Sul, à margem esquerda do rio Jacuí, Cachoeira do Sul dista 196 km de Porto Alegre, capital do Estado. Com terras férteis e a presença do rio, a principal atividade econômica é a agricultura e a pecuária.

A população cachoeirense, 79.778 habitantes, é uma mescla de várias etnias. A partir de 1750, esta região foi ocupada por soldados portugueses vindos de São Paulo e que receberam sesmarias do governo de Portugal. A seguir, chegaram açorianos, enviados para o Brasil devido à explosão demográfica e à escassez de terras aráveis no Arquipélago dos Açores.

A Feira Nacional do Arroz (Fenarroz) celebra a história do grão e é um maior evento orizícola das Américas. No entanto, atualmente o protagonismo é da noz pecã. Cachoeira do Sul possui a maior área de cultivo da fruta na América do Sul. Essa, está sendo cada vez mais inserida nas dietas ao redor do mundo, por proporcionar diversas propriedades nutritivas.

A cidade, também, é um emergente polo educacional. A UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), a UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul) e a ULBRA (Universidade Luterana do Brasil) estão presentes, oferecendo uma gama diversa de cursos de Ensino Superior. Esse é um fator fundamental para que o interesse da população pelo município, principalmente da população jovem, seja mantido – e que novas oportunidades estejam disponíveis.

Quanto ao turismo, a prefeitura se empenha em manter e revitalizar os pontos clássicos, como: Igrejas de Santo Antônio, São José e a Catedal de Nossa Senhora da Conceição; Chateau d’Eau; Prefeitura Municipal; Ponte do Fandango.

Em 1769, índios guaranis catequizados foram aldeados no local até hoje chamado Aldeia. Estes índios vieram com o objetivo de fornecer mão-de-obra para a nova povoação que surgia. É desta época o primeiro nome oficial: Capela de São Nicolau. Durante este tempo e ainda depois, chegavam negros escravos, pois a escravidão sustentava o modo de produção na época.

Em 10 de julho de 1779, a povoação foi elevada à freguesia com o nome de Freguesia de São Nicolau da Cachoeira de San José (Bispado do Rio de Janeiro, Comarca de Nossa Senhora do Rosário de Rio Pardo) e dois anos depois passou à invocação de Nossa Senhora da Conceição.

A imigração alemã ocorreu a partir de 1857; a imigração italiana, próximo a 1880. Além destes dois povos – alemães e italianos – vários outros chegaram ao município. Árabes, no primeiro quartel deste século, japoneses, em meados da década de 1950, judeus, que deixaram a cidade nos 1960, e os palestinos nos nossos dias. O nome de Cachoeira surgiu no século XVIII e deve-se à Cachoeira do Fandango, uma das corredeiras que existiam no rio Jacuí.

O Alvará de D. João VI, datado de 26 de abril de 1819, emancipou a então Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Vila de Rio Pardo. A instalação do município e eleição dos primeiros vereadores ocorreu em 5 de agosto de 1820, com a adoção do nome de Vila Nova de São João da Cachoeira, sendo está a data escolhida para comemoração do seu aniversário.

Em 15 de dezembro de 1859 o município foi elevado à categoria de Cidade, recebendo o nome de Cachoeira. Em 1944 foi adotada a denominação definitiva de Cachoeira do Sul.

Programação de aniversário

A Secretaria Municipal da Cultura de Cachoeira do Sul preparou uma programação cultural especial para celebrar os 203 anos do Município, que acontece neste sábado, dia 5/8. O evento chamado de “Cidade viva” terá acesso gratuito em todas as atividades.

O último evento da noite de sábado será a pré -inauguração da Discoteca Pública, com acervo aberto e audição com a Secretária de Cultura, Mirela Kruel e Samir Hatem, onde eles vão escolher discos da discoteca pública para fazer uma audição comentada.

O Museu Municipal estará aberto com seu acervo para visitação guiada com Sônia Tusi as 9h às 12h e das 14h às 17h. A Casa De Cultura Paulo Salzano Vieira Da Cunha estará aberta das 14h às 20h.

Às 14h será realizada visita guiada ao acervo do Atelier Livre Municipal com a professora e artista Jane Bianca Duquia; às 15h contação de histórias para crianças com a professora Flávia Félix, no salão principal da Casa de Cultura; 16h30min o Quarteto de Jazz e música popular 4x4 realiza apresentação no salão principal da Casa de Cultura; às 17h30min s Banda Marcial Gonçalvense se apresenta na Praça José Bonifácio e ás 19h será realizada a pré-inaugurarão da  Discoteca Pública, com acervo aberto e audição com Mirela Kruel e Samir Hatem – Trilhas Inesquecíveis .

MP anuncia processo seletivo em Cachoeira do Sul Anterior

MP anuncia processo seletivo em Cachoeira do Sul

Cachoeira sedia 2º Simpósio Gaúcho sobre Grãos Orgânicos Próximo

Cachoeira sedia 2º Simpósio Gaúcho sobre Grãos Orgânicos

Deixe seu comentário