CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Nesta sexta

Cachoeira engloba dois novos eventos no calendário oficial

Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

A Prefeitura de Cachoeira do Sul determinou a inclusão do Festival Estadual de Bandas Marciais de Cachoeira do Sul e o Evento Cultural de Matriz Africana - Encontro Povos de Cruzeiro no calendário oficial do Município. O decreto será publicado nesta sexta-feira, 4/11.

A entrega dos decretos aos coordenadores dos eventos ocorreu na tarde desta quinta-feira, 3/11, pela vice-prefeita Angela Schuh. O ingresso dos eventos ao calendário oficial de evento é uma maneira de reconhecer a importância das iniciativas que elevam o nome Cachoeira do Sul.

Festival Estadual de Bandas Marciais

O evento chega neste ano a sua 14ª Edição, com foco em reunir bandas marciais de todo o Rio Grande do Sul, buscando despertar nos jovens o gosto pela música e proporcionando gratuitamente um espetáculo para toda a família.

Sob responsabilidade da Associação de Ex-componentes da Banda Marcial Gonçalvense, o festival que começou com 4 bandas, com apresentação em frente a Fonte das Águas Dançantes, cresceu e ganhou visibilidade. O encontro, que acontece anualmente no feriado de 15 de novembro, reunirá neste ano 13 bandas marciais, sendo três delas de Cachoeira e outras dez de fora do município, somando aproximadamente 780 músicos, com apresentações a partir das 13h30min, no Ginásio da Fenarroz. Estima-se que desde que foi criado, o Festival de Bandas já reuniu 156 bandas e 65 mil pessoas assistindo ao espetáculo.

Evento Cultural de Matriz Africana

O Encontro Povos de Cruzeiro vem igualmente se tornando uma referência no Estado entre os eventos da religião de matriz africana e de valorização pela memória cultural dos grupos africanos. O Encontro de Povos de Cruzeiros, coordenado pelo Centro de Umbanda e Quimbanda Ogum Megê das Almas, Pai Benedito de Angola e Kabala do Exu Rei e Rainha das Sete Encruzilhadas, acontece anualmente no primeiro sábado de novembro.

Neste ano ele chega a sua 4ª edição e acontecerá neste sábado, no Grêmio Náutico Tamandaré, buscando a desmistificação da religião de matriz africana, mostrando a comunidade que a entidade de rua, o Exu, denominado como um ser que faz maldade, na verdade traz paz, vida e prosperidade com base em um trabalho espiritual, que busca respeito e igualdade entre as comunidades por meio de demonstrações de fé e união.

Ainda nos dias de hoje, muitas festas e cultos ocorridos dentro dos terreiros precisam ser às escondidas, mesmo com uma quantidade significativa de terreiros existentes. Por isso, esse evento busca a promoção do respeito e reconhecimento da Religião de Matriz Africana como parte dos elementos do Patrimônio Cultural da cidade, construindo o caminho para desmistificar preconceitos em torno das manifestações religiosas de Matriz Africana.


Supermutirão da dengue estará no Ponche Verde Anterior

Supermutirão da dengue estará no Ponche Verde

Escolha final da Mais Bela ocorre neste sábado Próximo

Escolha final da Mais Bela ocorre neste sábado

Deixe seu comentário