CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Aedes Aegypti

Cachoeira toma medidas para conter a dengue

Ilustração imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -

Durante reunião na última sexta-feira, 25/3 entre o secretário municipal da saúde, Marcelo Figueiró, e o coordenador do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), Luís Adorne, foram feitas algumas tratativas que estão sendo tomadas no combate à dengue em Cachoeira do Sul.

Além do trabalho de revisitação dos imóveis e pulverização de inseticida nos criadouros do mosquito transmissor da doença localizados no Bairro Oliveira - onde dois casos foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado - o departamento anunciou ao titular da SMS que as ações foram estendidas ao Bairro Otaviano, onde foram registrados casos suspeitos no decorrer da semana.

Uma das iniciativas determinadas para conter a propagação do contágio é utilizar, a partir desta semana, a estratégia popularmente conhecida como fumacê. O método consiste em dispositivos individuais utilizados pelos aplicadores que emitem uma "nuvem" de fumaça com baixas doses de um agrotóxico que elimina a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região. Esta é uma técnica muito utilizada durante períodos de epidemia para eliminar mosquitos e evitar a transmissão de doenças como a dengue, a Zika ou a Chikungunya. A proposta do DVS é direcionar este tipo de técnica às escolas, nos turnos da tarde e noite.

Ao mesmo tempo, o departamento adiantou que vai acionar os agentes comunitários de saúde a agregarem o time de agentes de combate a endemias na tarefa de mobilização das comunidades para a limpeza criteriosa das residências, principalmente em suas áreas externas, eliminando focos de água parada.

De acordo com Luís Adorne, "a principal forma de combater a doença está na postura dos moradores em adotar a higienização dos terrenos e de todo e qualquer recipiente que possa acumular água, mesmo aqueles usados cotidianamente em plantas ou criação dos animais domésticos".

Comitê

Outra iniciativa do DVS será convocar o comitê de prevenção e enfrentamento ao Aedes aegypti, criado em maio do ano passado para atuar na busca por estratégias de mobilização, fiscalização e controle do mosquito causador da dengue, da febre chikungunya, do zika vírus e da febre amarela. Integram o comitê, além de profissionais da Secretaria da Saúde, representantes das secretarias do Interior e Transportes, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, da 8ª Coordenadoria Regional da Saúde, Conselho Municipal da Saúde e União Cachoeirense das Associações de Bairros (Ucab).

Na última sexta-feira, 25/3, além dos dois casos confirmados de dengue, o DVS contabilizava mais 15 suspeitas. Segundo o Secretário, "estamos atentos e concentrando esforços para conter os índices da doença na cidade, haja visto o quadro de crescimento da contaminação em todo o estado".


ESF Ferreira fechada nesta terça-feira por luto Anterior

ESF Ferreira fechada nesta terça-feira por luto

RS bate recorde de crianças registradas sem nome paterno Próximo

RS bate recorde de crianças registradas sem nome paterno

Deixe seu comentário