4ª dose
Cachoeira vacina pessoas a partir de 60 anos na segunda
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
A partir da próxima segunda-feira, 23/5, Cachoeira do Sul iniciará a vacinação da segunda dose de reforço contra a covid-19 em idosos com 60 anos ou mais. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que segue recomendação do Ministério da Saúde.
A orientação, publicada pela pasta na quarta-feira, 18/5, demandará reorganização do estoque de vacinas e a distribuição destas e das respectivas seringas nos dez postos da rede básica. No momento, a rede de atenção básica aplica quarta dose nos pacientes com 70 anos ou mais. De acordo com o Ministério, estudos mostraram que essa estratégia aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.
A vacinação acontece das 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min na Equipe de Atenção Primária (EAP) Alto do Amorim, EAP Central (US1/INSS); EAP Centro Social Urbano (US4); EAP Marina (US14). Além disso, na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Promorar; ESF Ponche Verde; ESF Carvalho; ESF Noêmia; ESF Barcelos e ESF Tupinambá.
Segundo os protocolos sanitários, o imunizante que deverá ser utilizado é o da Pfizer. As aplicações estão autorizadas para quem já possui quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço. De maneira alternativa, podem ser usadas as vacinas da Janssen ou AstraZeneca, independentemente da dose utilizada anteriormente. Imunossuprimidos e pessoas com mais de 60 anos que vivem em instituições permanentes também estão sendo vacinados nesta etapa.
Na nota técnica divulgada, a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 (Secovid) destaca a relevância da adoção de outras medidas de prevenção, como imunização passiva, e tratamento - antiviral, se possível - da covid-19, principalmente na população mais vulnerável composta por idosos e imunossuprimidos.
Além disso, a orientação traz medidas não farmacológicas. Dentre elas estão manter o distanciamento e adotar o uso de máscaras, uma vez que este grupo possui respostas piores às vacinas.
Deixe seu comentário