Após suspensão
Carteiras de identidade voltam a ser agendadas no site do IGP
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O agendamento para o encaminhamento das carteiras de identidade está novamente disponível no site do Instituto Geral de Perícias (IGP). Para isso, basta acessar www.igp.rs.gov.br/agendamento-de-carteiras-de-identidade. O agendamento foi suspenso em março, para controlar o fluxo de atendimentos em função da pandemia de covid-19.
O sistema oferece o agendamento para os 30 dias seguintes à data da consulta. Na mesma tela também é possível cancelar o horário programado. A 1ª via é gratuita; a 2ª via custa R$ 71,10, mas maiores de 65 anos ou vítimas de roubo (obrigatória a apresentação do Boletim de Ocorrência), são isentos. Se o cidadão optar pela modalidade expressa da 2ª via o valor é de R$ 92,43.
Confira a lista de documentos necessários:
Solteiros: Certidão de Nascimento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);
Casados/Viúvos: apresentar Certidão de Casamento original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original);
Separados Judicialmente ou Divorciados: apresentar Certidão de Casamento com a respectiva averbação original e legível ou cópia autenticada por tabelionato (autenticação deve ser original).
Naturalizados: certificado de naturalização, com portaria atualizada, original ou cópia autenticada.
Filho de pai ou mãe brasileiros nascidos no exterior: Certidão de nascimento original transladada no Cartório da 1ª Zona de Porto Alegre (Rua Comendador Coruja nº 243)
Brasileiros casados no exterior: Certidão de casamento original transladada no Cartório da 1ª Zona de Porto Alegre (Rua Comendador Coruja nº 243)
Menores de 16 anos: Além de apresentar a Certidão de Nascimento original, devem estar acompanhados de uma das seguintes pessoas: mãe, pai, avô(ó), guardião(ã), tutor(a), curador(a), e estes deverão portar a sua Carteira de Identidade.
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