Maus-tratos
Cempra possui 30 cavalos retirados das ruas
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O Centro Municipal de Proteção Animal de Cachoeira do Sul (Cempra) tem, atualmente, sob seus cuidados 30 cavalos que foram retirados das ruas por estarem soltos em via pública ou em situação de maus tratos. Além disso, o Cempra conta com duas cocheiras preparadas para receber os animais que chegam extremamente debilitados, chamadas pela equipe de "hospital do cavalo".
Na última semana, os servidores Renier Paschoal, Felipe Trindade e Pedro Schalabitz, da equipe do Cempra, com o apoio da Brigada Militar, recolheram mais um cavalo que estava extremamente debilitado, em um terreno no Bairro Gonçalves. O animal estava sem comer e beber água há dois dias, segundo relato dos vizinhos, e precisou ser medicado durante quatro horas no próprio local. O cavalo também precisou do auxílio de uma retroescavadeira da Secretaria de Obras para se levantar. Após o atendimento, ele foi levado ao Cempra onde se recupera. O veterinário Pedro verificou ainda que o animal tem dificuldade de visão em ambos os olhos, passando por tratamento para que recupere a visão em, pelo menos, um deles.
Entre os 30 cavalos que estão sendo recuperados no Centro, 14 deles já estão em condições de serem disponibilizados para adoção. O Cempra já repassou os 14 animais à ONG SOS Animais, a única entidade que formalizou a intenção de recebê-los, e ficará responsável pelas adoções. Os cavalos que serão adotados são chipados e entregues a famílias que tenham condições de deixá-los soltos em local seguro que não os utilizem para tração.
Conforme anunciado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Geraldo Fogliarini, os cavalos que ficam amarrados em trevos, calçadas ou próximos às vias públicas serão chipados pela Secretaria. Além da inserção do microchip, será feita a resenha dos animais, com todas as características para identificação, além de nome, endereço e CPF do proprietário. A chipagem, além de trazer mais segurança para o proprietário em caso de roubo, serve para identificação da Secretaria e da Brigada caso esse cavalo seja apreendido ou cause algum tipo de acidente, permitindo o encontro do responsável.
Deixe seu comentário