Yakecan
Ciclone causa estragos e deixa dois mortos
Divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa -
O leste do Rio Grande do Sul foi atingido entre terça, 17/5, e quarta-feira, 18/5, pelo ciclone Yakecan. Na quarta, a tempestade atuou sobre a região do litoral norte do Estado e parte do litoral catarinense. Até o momento são registradas duas mortes em decorrência da tempestade, uma no Rio Grande do Sul e outra no Uruguai. Ademar Silveira da Silva, de 51 anos, estava em uma embarcação no Rio Guaíba quando foi arremessado na água.
Em Cachoeira do Sul, foram registrados seis chamados da Defesa Civil: cinco por queda de galhos e um devido a queda de um portão. Não houve feridos. Além disso, no Albergue Municipal, 14 pessoas passaram a noite. Apenas um a mais que na noite anterior. A Secretaria Municipal de Inclusão Social (Smis) e Defesa Civil fizeram abordagens nas ruas, mas apenas uma pessoa foi encontrada e não aceitou ir para o abrigo.
No Estado, oCiclone causa estragos e deixa dois mortos vento forte deixou 226 mil residências gaúchas sem energia elétrica. Ventos registrados na tarde e noite de terça-feira, derrubou árvores, postes e fiações elétricas em municípios, que estavam em estado de alerta.
A instabilidade levou ao fechamento antecipado de shoppings e supermercados em Porto Alegre e municípios da Região Metropolitana. Além disso, eventos culturais foram cancelados. Com aulas suspensas desde a terça-feira em alguns municípios gaúchos escolas e universidades continuaram sem atividades presenciais nesta quarta.
Na Serra Gaúcha, as rajadas de vento chegaram a 91,4km/h durante a madrugada. Já em Santa Catarina, foram registrados ventos de até 157 km/h, o que ocasionou o tombamento de um caminhão na SC-390, na Serra do Rio do Rastro, próximo a Bom Jardim da Serra. O motorista não ficou ferido.
De acordo com uma das maiores empresa de meteorologia do Cone Sul, Met Sul, na manhã desta quinta-feira, 19/5, a tempestade subtropical Yakokan começa a se afastar do continente na altura de Florianópolis.
Alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta na manhã desta quarta-feira, válido até a sexta-feira, 20/5, às 23h de uma onda de frio. O grau de severidade foi registrado como perigoso um risco à saúde. Segundo o Instituto, as temperaturas estarão 5ºC abaixo da média por um período de três a cinco dias. O aviso é válido para 14 estados do Brasil.
Previsão
Nessa quinta-feira, o dia no Rio Grande do Sul será de muitas nuvens e chuva na maioria das regiões. Chove principalmente na metade Leste com pancadas fortes isoladas. O sol aparece em diferentes locais na região Oeste, principalmente na área de Uruguaiana. Com abundante nebulosidade e chuva, será outro dia frio. O ciclone se afasta, mas o alerta segue na costa do sul do país. O litoral gaúcho poderá ter ondas com até cinco metros, conforme projeções dos modelos de ondas da Marinha do Brasil.
Deixe seu comentário