CACHOEIRA DO SUL PREVISÃO

Estado

Combate ao mosquito da dengue é pauta de seminário

MAIN

divulgação imagem ilustrativa - fireção ilustrativa - Evento ocorreu na quinta-feira.

Representantes de Cachoeira do Sul participaram nesta quinta-feira, 9/2, do II Seminário de Integração sobre Ferramentas para o Controle de Arboviroses no RS. Realizado pela Federação Brasileira das Associações de Controladores de Vetores e Pragas Sinantrópicas (Feprag) e pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). O evento teve como proposta apresentar as soluções e técnicas atualizadas no controle e combate das arboviroses, com foco na dengue. 

Após um ano de números significativos da doença no Estado, incluindo o quadro que chegou a ser considerado preocupante em Cachoeira do Sul em meados de 2022, a proposta do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) tem sido capacitar continuamente as equipes dos setores Epidemiológico e Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde.

Conforme o mais recente boletim informativo do DVS, publicado na última quarta-feira, 8/2, a cidade soma atualmente 1 225 diagnósticos e três óbitos por dengue, além de oito casos confirmados de Chikungunya. Através da picada do mosquito Aedes aegypti, as doenças Zika, Dengue e Chikungunya são transmitidas. A prevenção à disseminação do mosquito ocorre pela organização e limpeza dos quintais de residências e demais áreas externas de estabelecimentos comerciais. 

Fica a cargo do serviço municipal de controle de endemias o combate químico nas áreas onde foram identificadas as presenças do mosquito ou de larvas. O termo Arboviroses diz respeito a doenças transmitidas por vetores incluindo leptospirose, febre amarela, malária, entre outras.

Supermutirões

Desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Saúde, os supermutirões de combate ao mosquito da dengue já percorreram ao longo do último ano 25 bairros do município. Ao todo, foram averiguados cerca de 12,5 mil residências e estabelecimentos comerciais.

Segundo o titular da SMS, Marcelo Figueiró, a previsão é de agendar para os próximos dias o relançamento dos supermutirões em 2023, como forma de conscientizar a população para os riscos da doença e as formas de controlá-la.

Promorar receberá nova iluminação Anterior

Promorar receberá nova iluminação

Formação para guarda-vidas mirim na Praia Nova será realizada dia 15 Próximo

Formação para guarda-vidas mirim na Praia Nova será realizada dia 15

Deixe seu comentário